Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 5, 2012

MEU PRIMEIRO POEMA

Ao longo da vida, conheci três olhares misteriosos. Um, na infância, quando a curiosidade se sobressai e a sensibilidade tem a rudeza das peladas de rua. Outro, na Faculdade de Medicina.  A terceira é, hoje, uma garota de dezessete anos.

Nesse tempo, conheci dois poetas. O primeiro, Francisco de Assis Câmara, advogado e dono do Sítio Asa Branca, um pedaço do Paraíso próximo de Natal. O segundo, Ciro José Tavares, escritor, advogado e quase um profissional da poesia, se é que isso possa existir.

Sempre quis fazer um poema, mas a lembrança dos dois poetas, cujas obras conheço, freava o meu ímpeto. Dessa forma, fui me mantendo na prosa, mas com um olho na poesia.

Na tentativa de construir o meu primeiro poema, revirei as coisas da minha infância, abri antigos baús, tentei cantar a beleza do rio Ivipanim – Areia Branca-RN, minha cidade, que aparece na foto que abre e embeleza este blog – que, ao passar entre a igreja e o manguezal, parece fechar os olhos e lentamente deixar-se levar pela correnteza, ali preguiçosa. Faltou inspiração. Talvez coragem.

Há alguns dias, ao rever a filha de um amigo, também advogado, que conheci criança, senti a força da inspiração brotar daquele olhar misterioso, bonito, adolescente. Com um pedido antecipado de desculpa aos dois amigos poetas, segue o meu poema, aqui sem rima ou respeito à métrica. É dia do meu aniversário, e a esta afronta me permito.

ENIGMA

O teu olhar

Guarda o mistério

Do dito e do por dizer

E envolve toda a força

Contida no depois do fim

E, tudo, na dimensão

Do por se conhecer.

 

Evaldo Alves de Oliveira, Médico Pediatra e Homeopata,

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Este pode serr uma de suas poesias, mas o senhor sem querer , ja escreveu varias.
    Lindas as palavras,
    Parabens pela poesia e pelo seu aniversario.

  2. Oi Evaldo, primeiro, parabens pelo seu aniversário, porque se você não tivesse nascido esse poema não existiria e não seríamos presenteados com sua inteligência. Desejo de coração todas a felicidade, saúde e continuem nos presenteando com seus poemas.
    Um grande beijo.
    Cris Del Foego.

  3. Caro Evaldo
    Evidentemente este não é seu primeiro poema. Muitos você já escreveu no blog de Areia Branca. Talvez agora você tenha criado coragem para assumir-se poeta, pois não é fa´cil a gente se desnudar em público. Parabéns pelo poema e pelo seu aniversário. Que o tempo consiga manter-lhe sempre em forma.

  4. Gostei do poema. O poeta é tão bom quanto o prosador. Parabéns. Feliz aniversário.

  5. Só alguém com a tua sensibilidade é capaz de penetrar num olhar humano, principalmente de uma adolescente, e dele extrair inspiração para uma composição desta.
    Parabéns pelo poema e por tua existência.

    Feliz Páscoa!

  6. Meu caro Evaldo: todos nós, em algum momento da vida, gravamos o sentimento em poesia. Não creio que seja o primeiro, pois acompanho suas manifestaçoes literárias e, através delas, é possivel perceber o poeta que se esconde na prosa. Se você quer fixar um ponto de partida para esse novo itinerário, este poema é digno desse desejo. Poema de maturidade, onde o experiente e vivido poeta encontra nas profundezas da alma, através do olhar, o encanto do mistério. Receba meu aplauso e o agradecimento pela elogiosa referência. Assis Câmara.

  7. Prezado Assis Câmara, conheço um pouco do seu trabalho como poeta e romancista (podemos dizer assim), e fico muito satisfeito com suas observações que sei carregadas de sabedoria. Muito obrigado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: