Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 13, 2012

PONTEIRAS LASER, DE OLHO NO PERIGO

Na Suíça, garoto de quinze anos que sofreu grave lesão ocular, ao manusear uma ponteira laser verde de alta potência, nos força a uma reflexão sobre a utilização deste equipamento por crianças ou adultos irresponsáveis.

O caso foi relatado pelo médico oftalmologista suíço Martin Schmid em uma publicação no The New England Journal of Medicine, que nos oferece material para as considerações a seguir.

As canetas a laser – Laser Pointer -, muito usadas em salas de aula e em apresentações, são consideradas seguras e inofensivas. Porém o seu uso de forma inadequada pode trazer graves lesões oculares.

Em casa, essas canetas, utilizadas de forma equivocada como brinquedo, podem produzir furos em papel, em sapatos, em tecidos etc. Tais canetas são disponibilizadas com capacidade de produzir raios de várias intensidades, mas esse detalhe é desconhecido do grande público.

As canetas laser pointer são disponibilizadas com cinco classes de laser, em que os da classe 1 são considerados seguros para a visão. A partir da classe 3B, em que o aparelho pode ter uma potência de mais de 500 milivatts, sua incidência ou reflexão sobre os olhos podem produzir lesão ocular, na dependência da potência e do tempo de exposição, variando de lesões da retina a acometimento da córnea ou do cristalino. Laser classe 4 é capaz de causar lesão ocular e à pele.

O laser produzido por uma lâmpada incandescente doméstica de 100 watts espalha-se de forma difusa, e corresponde a 5 mW (cinco milivatts). No entanto, uma ponteira laser pode lançar um feixe de laser concentrado, com a mesma intensidade de cinco milivatts no olho, e seu efeito pode ser 10.000 vezes mais intenso.

A luz verde da caneta, ao incidir sobre o olho, vai direto para a fóvea, no centro da retina. O pigmento mais escuro da fóvea absorve a luz como o calor, isto é, rapidamente, produzindo elevação da temperatura da retina. Não há tempo para desviar o olhar antes que a lesão ocorra.

No caso do garoto suíço, o acidente ocorreu quando ele tentou usar o aparelho na frente do espelho, imaginando criar um show de laser. Nesse momento, percebeu que sua visão ficara borrada após receber os raios refletidos sobre os olhos.

Dias depois, examinado por oftalmologista, constatou-se que apenas conseguia distinguir dedos à distância. Um exame do fundo do olho revelou uma hemorragia sub-retiniana densa na mácula esquerda e várias cicatrizes redondas, minúsculas, na retina do olho direito.

Decorridos quatro meses, a capacidade visual do adolescente melhorou um pouco no olho direito, e restava uma cicatriz na retina do olho esquerdo, mesmo depois da aplicação intravítrea de medicamento antiangiogênico, usado para tratamento de DMRI-Degeneração Macular Relacionada à Idade (lesões retinianas degenerativas que acometem pessoas acima dos 50 anos).

A FDA, em 1997, fez uma advertência aos pais e diretores de escolas americanas sobre possíveis lesões oculares em crianças por apontadores a laser, em vista da ocorrência de lesões oculares produzidas pelo uso inadequado desse instrumento.

Em Brasília, o caso de uma criança que teve lesão ocular produzida por uma ponteira de laser este ano merece reflexão e providências.

Dos pais, dos educadores e das autoridades. Urgente!

EVALDO ALVES DE OLIVEIRA

Médico Pediatra e Homeopata, Sócio-Correspondente do

Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Evaldo,
    Sempre temi esse objeto que, mais que brinquedo, representa uma arma para os ignorantes ou irresponsáveis.
    Bom seria que este texto fosse divulgado por todos os meios de comunicação, a fim de conscientizar aos que desconhecem os malefícios ocasionados pelo uso indevido.
    Encontrei vários deles, quando trabalhava nas escolas.
    Tudo de bom para você.

  2. Sonia, há uns quatro dias, aqui em Brasília, houve uma grande confusão envolvendo a polícia e um adolescente, que, à noite, tentava cegar o piloto de um helicóptero da PM com uma pistola laser. Muitas viaturas foram chamadas, e quase havia um tumulto.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: