Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 15, 2016

KARL MARX e o portal de Tréveris

Você se desloca por uma bela estrada da Alemanha em uma manhã ensolarada, tendo antes determinado a si mesmo o arquivamento transitório de todos os compromissos anteriormente formatados. Tudo flui de forma maravilhosa. De repente, uma placa na estrada indica Tréveris. Você fica em dúvida, mas resolve entrar.

À sua frente, um portal. Todos nós conhecemos portais magníficos, no Brasil e no mundo, que tentam antecipar, em um arco ou uma figura, o que logo adiante vivenciaremos. Em Braga, interior de Portugal, um singelo portal nos recebe com simpatia e criação artística.

BRAGA Portugal

Porém o que surge à sua frente, à entrada de Tréveris, é algo jamais imaginado. Um verdadeiro edifício de cor escura – Porta Nigra -, com 30 metros de altura, 36 metros de comprimento e 21,5 metros de largura. Esse conjunto arquitetônico, construído no século III, é a defesa mais antiga da Alemanha. À chegada, transmite-nos um clima pesado, capaz de mexer com nosso estado de paz e contração. Duas passagens levam a um pátio interno da Porta Nigra. Há duas torres na lateral do portão, uma de quatro andares e outra de três andares, construídas de grandes blocos de pedra, sem argamassa.

Alemanha_129

Ao chegarmos à praça, descobrimos que Tréveris é a cidade onde nasceu Karl Marx no dia 05.05.1818. Como sabemos, Marx era um pensador revolucionário e fez uma contundente crítica ao capitalismo. Ao lado da praça fica a casa-museu onde nasceu e morou Karl Marx.

Alemanha_134

Localizada na região do rio Mosela, na divisa com Luxemburgo e a França, Tréveris foi fundada no século I a.C. como Augusta Treverorum, supostamente pelo próprio imperador Augusto. Nos séculos III e IV a cidade sediou o governo do Império Romano.

Porta Nigra. Um portal gigantesco para a hoje pequenina Tréveris.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: