Você se desloca por uma bela estrada da Alemanha em uma manhã ensolarada, tendo antes determinado a si mesmo o arquivamento transitório de todos os compromissos anteriormente formatados. Tudo flui de forma maravilhosa. De repente, uma placa na estrada indica Tréveris. Você fica em dúvida, mas resolve entrar.
À sua frente, um portal. Todos nós conhecemos portais magníficos, no Brasil e no mundo, que tentam antecipar, em um arco ou uma figura, o que logo adiante vivenciaremos. Em Braga, interior de Portugal, um singelo portal nos recebe com simpatia e criação artística.
Porém o que surge à sua frente, à entrada de Tréveris, é algo jamais imaginado. Um verdadeiro edifício de cor escura – Porta Nigra -, com 30 metros de altura, 36 metros de comprimento e 21,5 metros de largura. Esse conjunto arquitetônico, construído no século III, é a defesa mais antiga da Alemanha. À chegada, transmite-nos um clima pesado, capaz de mexer com nosso estado de paz e descontração. Duas passagens levam a um pátio interno da Porta Nigra. Há duas torres na lateral do portão, uma de quatro andares e outra de três andares, construídas de grandes blocos de pedra, sem argamassa.
Ao chegarmos à praça, descobrimos que Tréveris é a cidade onde nasceu Karl Marx no dia 05.05.1818. Como sabemos, Marx era um pensador revolucionário e fez uma contundente crítica ao capitalismo. Ao lado da praça fica a casa-museu onde nasceu e morou Karl Marx.
Localizada na região do rio Mosela, na divisa com Luxemburgo e a França, Tréveris foi fundada no século I a.C. como Augusta Treverorum, supostamente pelo próprio imperador Augusto. Nos séculos III e IV a cidade sediou o governo do Império Romano.
Porta Nigra. Um portal gigantesco para a hoje pequenina Tréveris.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta