Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 30, 2016

MURO DE LENNON, UM CANTO DE LIBERDADE

Localizado no centro de Praga, capital da República Tcheca, em uma até então pacata praça que tem como prédio ilustre a embaixada da França, no bairro de Mala Strana, o Muro de Lennon é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade.

Após o assassinato de Lennon em 1980, um grupo de jovens resolveu prestar uma homenagem ao ex-Beatle. Em um muro branco, pertencente à Ordem de Malta, de forma espontânea, começaram a pintar imagens de Lennon e grafites relacionadas aos Beatles. As letras das canções de John Lennon serviram de combustível para que explodisse o sonho de liberdade em Praga, que vivia sob o regime comunista. Ali também depositavam flores e acendiam velas. O muro surgia como um símbolo de liberdade e oposição a um governo absolutista.

DSC03845

O regime comunista via esse tipo de ação como atividade subversiva contra o Estado e punia com prisão. Também era proibida a simples divulgação de músicas ocidentais. Após o assassinato de John Lennon em Nova York, o muro surgia como uma marca nos projetos de liberdade e oposição a um governo totalitário.

DSC03834

Como forma de reação, o governo comunista mandou pintar o muro de branco, e assim era feito com a frequência necessária. Câmeras de vigilância foram instaladas e a presença policial foi intensificada. As pessoas temeram pela perda da importância do local, o que não aconteceu. Assim, de um aparente ato de vandalismo surgia a expressão de um projeto que envolvia a arte e o não conformismo de uma geração de jovens. Com a queda do comunismo, em 1989, o local assumiu status de importante atração turística de Praga.

DSC03848

Lennon Wall. Um recanto de paz no centro de Praga.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Muito me chamou a atenção tua crõnica por abordar o assunto envolvendo personagem de nosso tempo, o querido John Lennon e a força propulsora da juventude frente å opressão dos comunistas, forçando impedir o direito ao exercício da liberdade, algo tão presente no ex-Beatle, Lennon.

    Evaldo, mais uma crõnica a me emocionar; uma verdadeira aula para enriquecimento de nossos conhecimentos. O Muro de Lennon, ponto turístico em Praga, e ainda fotografado por um de teus filhos.
    Grata, por mais este presente.
    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: