Budapeste tem origem na fusão das cidades de Buda e Peste. Buda ocupa a margem direita do rio Danúbio e Peste fica em sua margem esquerda. O nome da cidade tem origem no nome Buda, um mal-entendido em relação à palavra eslava “vada” (voda) que significa água. Vodka significa aguinha. O topônimo Peste advém do húngaro e este de um termo eslavo que significa fogão, forno para fabricar ladrilhos.
A cidade de Buda foi fundada pelos romanos por volta do ano de 89 a.C. Em 1241 Buda tornou-se a capital da Hungria. Peste cresceu rapidamente ao longo dos séculos XVIII e XIX, tornando-se um centro comercial. Buda e Peste foram fundidas em 1849, fusão esta revogada pelos Habsburgos. A fusão foi mais uma vez efetuada no ano de 1873, quando foi criada a cidade de Budapeste, capital da Hungria, sendo hoje considerada uma das mais belas cidades de toda a Europa.
A região da cidade denominada Peste está situada na região plana da Grande Planície, enquanto a região denominada Buda é bastante montanhosa.
Por ser um local plano, à beira do Danúbio, fica fácil observar em grande extensão toda a beleza do lado Peste da cidade.
Ao passear pela margem esquerda do Danúbio o turista se depara com vários elementos em bronze, compondo uma bela paisagem em que, ao fundo, o Danúbio imprime seu ar de beleza e calmaria.
Aqui, Shakespeare parece brincar, apesar da pose estranha
Este palhacinho com cara de anjo nos convida a uma reflexão.
Esta garota, apesar de uma feição quase inexpressiva, brinca com seu cão às margens do rio.
O lado Peste de uma bela Budapeste.
Elementos quase neutros na paisagem. O Danúbio consegue salvar a imagem.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Uma aula de história. Tudo que eu sabia sobre Budapeste era que é a capital da Hungria e é cortada pelo Danúbio. De geografia eu estava até bem. De história, saí do zero com essa aula. Obrigado, doutor, professor, poeta, escritor Evaldo. Se usasse chapéu, tira-lo-ia;
By: Guilherme Cantidio on Setembro 17, 2016
at 1:32 pm