Passeando por Berlim, com muita frequência nos deparamos com um urso simpático, geralmente de cores vibrantes, a nos convidar para uma foto. Pode ser self. Ele espera sua decisão. São mais de trezentos espalhados pela capital alemã, e milhares deles recheando vitrines de lojas de suvenires.
Então surge aquela pergunta quase infantil que emana de natural obviedade: de onde terá saído esse ursinho que preenche o centro da bandeira da cidade de Berlim?
No centro da bandeira de Berlim, um urso. Bär em alemão. Pronúncia? bÉa… Berlim. Um belo urso, então, serviu de base para o nome da capital da Alemanha.
Errado. O urso, na verdade, vem de Albrecht I, o Urso. Albrecht foi um guerreiro saxão que dominou as terras que hoje são ocupadas pela cidade de Berlim. Isso por volta do ano 1100. Ele era um guerreiro tão sanguinário que passou a ser chamado de Urso.
Alguns estudiosos, no entanto, dizem que o nome Berlim, em alemão, vem da palavra de origem eslava que era usada para denominar terras pantanosas.
Em Berlim foi-me apresentada a primeira versão.
Fico com a bravura exagerada de Albrecht, o Urso.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta