Publicado por: Evaldo Oliveira | Dezembro 23, 2016

MENDIGAR NA EUROPA, TOPA?

Mendigar na Europa não é tarefa para qualquer um. Certo dia, indo de trem de Barcelona para Sitge, uma bela praia nos arredores da capital da Catalunha, onde a prática do topless pelas mulheres faz parte da paisagem, tomei um susto ao ver que um homem ajoelhara-se bruscamente no meio do vagão. Pensei que ele havia passado mal, e fiquei de olho nos acontecimentos futuros.

Nada do que eu pensara. Simplesmente ele estava esmolando, e dizia coisas que o humilhavam, tipo uma cantilena muitas vezes repetida. Não vi alguém se mover para ajudá-lo. E aquilo ficou em minha mente.

Cinco minutos antes, havia percebido que uma senhora bastante idosa, apesar de muito esperta, estava de pé junto ao meu assento, jogando o corpo junto com os solavancos do trem. Levantei-me e ofereci o meu lugar para ela, que de forma seca e agressiva retrucou: Tu, tranquilo! Algo como Fica na tua, cara! Talvez por isso, fingi não perceber o homem ajoelhado, com as mãos abertas em supinação. A maioria dos passantes também fingiram não o perceberam.

Na Europa, mendigar é proibido na Dinamarca, na Romênia e no Reino Unido. No restante dos países é liberado com restrições, inclusive na Espanha. Neste país, a proibição é delegada ao nível regional. A lei britânica, datada de 1824, determina que o pedinte pode ser multado em até o correspondente a mil euros. Na capital da Áustria (Viena) é proibido o uso de crianças na mendicidade.

Em Madri fiz esta foto. Um senhor de joelhos na calçada implora, de forma degradante, a caridade dos transeuntes.

esmola-europa

No Brasil a mendicância é totalmente liberada, sem qualquer restrição.

Mendigar. Aqui ou lá?

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: