Publicado por: Evaldo Oliveira | Janeiro 6, 2017

SCHOBRUNN, O PALÁCIO DAS TRÊS MULHERES

Conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena, Schobrunn possui 1440 aposentos. O Palácio de Schobrunn é considerado um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria. Seu nome se deve à frase “Welch’schoner Brunn” (Que bela nascente) atribuída ao imperador Matias ao descobrir um poço enquanto caçava. O edifício, construído entre os anos de 1696 e 1701, tornou-se o centro cultural e político do império Habsburgo, e serviu como residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até o final da Segunda Guerra Mundial.

dsc03800

A figura feminina mais importante de Schobrunn foi Maria Teresa Valburga Amália Cristina da Áustria, a única mulher a governar sobre os domínios habsbúrgicos. Arquiduquesa, Maria Teresa foi soberana da Áustria, Hungria e Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia, Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos de 1740 até sua morte em 1780. Com seu casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. Maria Teresa recebeu o palácio de presente de seu pai, o rei Carlos VI.

Após a morte de Maria Teresa, em 1780, Schobrunn ficou vazio, sendo por duas vezes (1805 e 1809) ocupado por Napoleão Bonaparte.

Em Schobrunn viveu a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo até seu casamento com o futuro imperador brasileiro Pedro I, em 1817, com importante papel na independência do Brasil. Com o casamento, tornou-se Imperatriz Consorte do Império do Brasil de 1822 até sua morte. Leopoldina, nascida Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, ficou conhecida no Brasil como Maria Leopoldina. Foi ela quem assinou o decreto que declarava o Brasil independente de Portugal. Daí nasceria uma relação afetiva de Schobrunn com o nosso país. A Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense é um dos frutos dessa relação.

dsc03777

dsc03789Você pensa: Essas três mulheres passaram por aqui…

Sissi, a Imperatriz, inicialmente Isabel da Baviera (Elisabeth von Bayern em alemão), foi a imperatriz consorte da Áustria e, após seu casamento com o Imperador Francisco José I, em 1854, tornou-se a rainha consorte da Hungria aos dezesseis anos. No dia 10 de setembro de 1898, um sábado, Sissi foi assassinada quando se encontrava sentada em um banco da praça em frente ao hotel Beau-Rivag, no lago de Genebra.

Schobrunn. Um majestoso palácio. Três grandes mulheres.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. O Palácio de Schobrunn faz parte de nossa história!!! fantástico


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: