Publicado por: Evaldo Oliveira | Fevereiro 3, 2017

OS FALCÕES DE PRAGA

Visitando as praças de algumas grandes cidades da Europa, algo me chamou a atenção. Estátuas de bronze são protegidas por uma rede de arame de média ou fina trama. E fica a pergunta: por quê?

Logo pensamos na questão da segurança. Seria para evitar que sejam furtadas? Para evitar pichações?

Veja estas estátuas de bronze em uma praça no centro da capital da Áustria, em que a rainha Maria Teresa se apresenta de forma grandiosa, protegida por um grupo de cavaleiros da aristocracia vienense.

Somente em Praga, a bela capital da República Theca, consegui uma resposta a essa indagação. Em Praga não há redes de proteção sobre as estátuas, percebi logo na chegada. Conhecida como a cidade das 100 torres, Praga é uma cidade cheia de mistérios, onde trabalharam alguns alquimistas, berço de Franz Kafka, autor de A Metamorfose.

praga-a-cidade-das-100-torres

No centro de Praga fica o Relógio Astronômico, construído em 1490. Conta-se que o relojoeiro-mestre, Hanus, foi cegado logo depois da execução da obra, para que ele não a recriasse em qualquer outro lugar. Em cada hora cheia, a figura da Morte (o esqueleto) puxa a corda e inicia-se uma procissão com os 11 apóstolos. No final da apresentação, o galo canta e o relógio bate a hora.

A prefeitura de Praga utiliza falcões para fazer um controle da população de pombos na cidade. Quando percebem que essas aves estão causando algum problema à população ou ao patrimônio histórico da cidade, simplesmente são acionados falcões caçadores que imediatamente solucionam essa questão, e a população de pombos da cidade fica sob controle.

A arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para fins de caça chama-se falcoaria ou cetraria. A caça de aves e pequenos quadrúpedes com a utilização de falcões existe há seis mil anos. Os falcões perseguem uma presa no ar ou no solo até derrubá-la ou matá-la.

Os pombos podem causar problemas para a saúde humana. A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. A criptococose, principal doença transmitida pelos pombos, é transmitida pela inalação de fungos presentes nas fezes deste animal. A doença ataca os pulmões e pode chegar ao sistema nervoso central.

Outra doença comum é a histoplasmose, também transmitida pelos fungos das fezes dos pombos. Ela origina uma micose muito profunda, que chega a afetar os órgãos internos do ser humano.

Se em dado momento, caminhando por Praga, você perceber um falcão passando apressado, em voo eletrizante entre as torres da cidade, tranquilize-se. Trata-se de um servidor público trabalhando.

 

Praga, também cidade dos pombos, digo, dos falcões.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

 

 

 


Responses

  1. Que interessante!

  2. Muito interessante mesmo, Evaldo, tua crõnica!
    Chamou-me a atenção o relógio astronõmico, o fato de cegarem o seu executou e todo o ritual na mudança de horas.
    Outro fato, a presença de falcões preparados para atuarem sobre os pombos, evitando que infestassem a cidade.
    Belo trabalho o teu, como sempre!
    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: