Quando nos referimos à Croácia, logo nos lembramos de Dubrovnik e do órgão do mar em Zadar. Dubrovnik é uma das mais belas e bem conservadas cidades medievais do todo o mundo.
Zadar – pronuncia-se Zádar – é uma cidade litorânea onde a visão e a brisa que emana do mar adriático nos encanta logo que chegamos. Em Zadar fica o Órgão do Mar – Sea Organ -, uma construção em degraus de onde as pessoas curtem, em silêncio, um som que lembra aquele dos órgãos tubulares que existem nas grandes catedrais do mundo, como na Catedral da Sé, em São Paulo.
Saindo de Zagreb, capital desse belo país, antes de chegar a Zadar somos quase que obrigados a conhecer um parque de verdade, em face das insistentes indicações dos guias turísticos.
Plitvice Lakes Jezera – Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – é um parque nacional com 20.000 quilômetros quadrados de área. Considerado um dos pontos turísticos mais importantes da Croácia, o Plitvice Lakes Jezera foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1979. O parque é cercado por montanhas e está situado em uma floresta com uma fauna composta por cervos, pássaros raros, javalis e até ursos. Suas águas variam nos tons de azul e verde, e seus dezesseis lagos são interligados por uma série de cachoeiras.
O ticket de entrada veio comigo.
Assim é a Croácia.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Evaldo, meu amigo!
Que coisa bela!
Imagino que o Paraíso seja assim, como esse parque.
By: Sonia Ribeiro on Março 17, 2017
at 8:33 pm