Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 24, 2017

RASTROS DE GUERRA

Viajando pela Croácia, deixando de lado tudo de bonito que aquele país tem para nos mostrar, nos deparamos com esqueletos de equipamentos militares expostos em praças adaptadas para esse tipo de demonstração, um reliquat da Guerra de Independência da Croácia.

Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, junto às águas do Mediterrâneo. A partir de 1979 todo o recinto muralhado está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Em 1991 foi cercada e bombardeada por forças militares da Sérvia e Montenegro, no rol de eventos que marcaram divisão da Iugoslávia, causando grandes estragos a uma das mais belas cidades do mundo.Hoje, podemos tranquilamente admirar a Fonte Grande de Onofrio, construída na primeira metade do século XV como parte do sistema de abastecimento de água da cidade. Possui 16 lados, e seu abastecimento de água provém de uma nascente.

Dubrovnik, uma das cidades atacadas pelas forças sérvias.

A Guerra de Independência da Croácia ocorreu de 1991 a 1995. No início, era   uma guerra entre a Croácia e o Exército Popular Iugoslavo, que se opôs à independência croata. Depois, a recém-independente Croácia teve que enfrentar as forças rebeldes da minoria sérvia que queria continuar fazendo parte da Iugoslávia. A guerra foi de uma brutalidade terrível para uma sociedade com relativo estágio de desenvolvimento na Europa.

 

Imagens de guerra e destruição.

No final, a ambulância.

Marcas da estupidez para que não a esqueçamos.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: