Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 28, 2017

TAPETES PERSAS, DIGO, TURCOS

Istambul, com seus catorze milhões de habitantes, reina absoluta entre dois continentes – Europa e Ásia, separados pelo estreito de Bósforo. Quem visita a Turquia depara-se com atrações e eventos únicos e inesquecíveis. O sobrevoo de balão na região da Capadócia é considerado pelas pessoas mais influentes do mundo como uma experiência dificilmente superada por qualquer outra.

A ponte pênsil sobre o estreito de Bósforo, com seus 1.560 metros de extensão e 39 metros de largura, a uma altura de 64 metros do mar, nos encanta e emociona ao vermos passar, deslizando tranquilamente ao longo de sua estrutura sem nenhuma coluna de sustentação, dezenas de carretas com suas altas tonelagens de carga. Seu custo foi estimado em duzentos milhões de dólares, valor que imagino corresponder a menos de um quarto do custo do Estádio Nacional de Brasília, construído para os eventos da Copa do Mundo de Futebol.

Ao visitar uma fábrica de tapetes de propriedade do governo da Turquia, somos tomados de admiração pelo requinte e tradicionalismo de sua produção, que reflete o tom de riqueza e elegância desse país. Lá, nos damos conta de que a arte de fabricar tapetes vem desde 7.000 anos a.C., tendo como objetivo a proteção daqueles povos contra o frio.

Hoje, a estamparia dos belos tapetes turcos traz a marca de suas aldeias e de toda a civilização nômade da Ásia. Produzidos à mão, em processo artesanal longo e minucioso, os tapetes têm como marca a quantidade de nós na malha, fator que define a densidade desses tapetes e a intensidade dos desenhos; de quebra, torna a peça mais resistente.

Ao final da visita, a certeza de que a diferenciação de um tapete de outro é tarefa para especialistas, com análise cuidadosa de sua densidade, de seus materiais e suas estampas.

Um exuberante tapete nas mãos. Como analisá-lo? Tarefa para especialistas.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: