Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 12, 2017

TROIA EM TEMPOS DE PAZ

Troia era uma próspera cidade mercantil, razoavelmente rica, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia, evento descrito na Ilíada e atribuída a Homero. Neste conflito Aquiles foi morto, atingido por uma flecha no calcanhar. O cerco grego a Troia durou em torno de dez anos.

Muita gente imagina pertencer Troia à Grécia. É que, embora fazendo parte da Ásia, Troia é apresentada nos textos de Homero como parte da cultura grega de cidades-estados.

A Guerra de Troia ocorreu no período entre 1300 e 1200 a.C., sendo considerado um grande conflito bélico entre gregos e troianos, causado pelo rapto da princesa Helena, esposa do rei Menelau, por Páris, o jovem filho do rei Príamo. Páris era príncipe troiano, e fora a Esparta em missão diplomática. Ao retornar, levou consigo Helena, esposa do rei Menelau, que o acolhera. Helena era considerada, à época, a mulher mais bonita do mundo.

Hoje, Troia é o nome de um sítio arqueológico em Hisarlik, na Anatólia, atual Turquia. As escavações revelaram várias cidades construídas sobrepostas umas às outras. Uma das cidades – Troia VII – é, supostamente, a Troia homérica. O sítio arqueológico de Troia é Patrimônio Mundial da Unesco.

Troia, um sítio arqueológico – pura História – a ser visitado.

EvaldOOliveira

Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: