Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 26, 2017

MINARETES E MESQUITAS

As mesquitas são, para os mulçumanos, o que as igrejas são para os cristãos: um local dedicado ao culto, ao encontro para orações, além de funcionar como local onde se ensinam os fundamentos do islã.

Nos países árabes, mesmo à distância se identificam as mesquitas pela visão de uma torre alta e fina, com três ou quatro andares e balcões salientes, de onde o muezim (ou almuadem?) conclama os manos às cinco orações diárias. O chamado é sempre proferido em árabe, mesmo em países não árabes, como a Turquia.

Introduzido no ano de 673, o minarete tem como objetivo fazer com que a voz do almuadem, que é a pessoa que faz o chamado à oração (adhan) possa ser ouvida a grandes distâncias. Com uma altura de 210 metros, o minarete mais alto do mundo encontra-se na Mesquita de Hassan II, em Casablanca, Marrocos.

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.

Em Istambul, a Mesquita Azul é a única com seis minaretes em toda a Turquia, sendo considerada a mais bela do país, toda revestida de azulejos azuis. Esta mesquita foi construída entre 1609 e 1616, tem um estilo clássico otomano. Não há figuras no interior da Mesquita, pois os muçulmanos não cultuam imagens. Nos causa uma emoção especial ser despertado no final da madrugada pelo chamado do altofalante de uma pequena mesquita no interior da Capadócia. A convocação para o evento religioso é feito em árabe, embora a Turquia não seja um país árabe. É o que manda a tradição.

Minarete e mesquita, um duo que emociona.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: