Publicado por: Evaldo Oliveira | Junho 16, 2017

PIRÂMIDE INVERTIDA DO LOUVRE

A pirâmide do Louvre, projetada pelo arquiteto I. M. Pei, foi encomendada por François Mitterrand, em 1984. Com uma altura de 20 metros e uma base com 35 metros de lado, foi construída em segmentos de vidro (603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares.

A grande pirâmide serve de entrada principal do Museu do Louvre desde o ano de 1989, quando foi concluída. Hoje é um ponto de referência para a cidade de Paris.

Em O Código da Vinci, Dan Brown deu força a um mito. É que o protagonista Robert Langdon refere que esta pirâmide, a exigência expressa do presidente Miterrand, tinha sido construída exatamente com 666 painéis de vidro, um pedido bizarro, que tinha sido sempre um tema quente entre os amantes da conspiração que alegaram que o 666 fosse o número de Satanás.

Outra pirâmide, hoje tão famosa quanto a pirâmide superior, é a Pirâmide Invertida. Localizada no interior do Carrossel do Louvre, foi construída com a mesma lógica da pirâmide de cima, porém menor. Seu extremo quase chega a tocar uma pirâmide de pedra, bem menor.

O personagem Robert Langdon, ainda em O Código da Vinci, descobre que essa pequena pirâmide de pedra é, de fato, o topo de uma câmara secreta onde estaria o túmulo de Maria Madalena. Nesse romance, a pirâmide invertida é percebida como um cálice, um símbolo feminino, enquanto que a pirâmide de pedra é interpretada como uma lâmina, um símbolo masculino. O relato de que na Igreja Saint-Marie-Madeleine – que não lembra uma igreja -, situada próximo ao Louvre, encontra-se um relicário contendo o fêmur de uma mulher que teria morrido há dois mil anos esquenta a discussão.

Saint-Marie-Madeleine

Três pirâmides em uma. O mistério continua.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: