Verona é uma linda cidade italiana da região do Vêneto – cuja capital é Veneza -, e conta atualmente com 258 mil habitantes. Fundada pelos Celtas, Verona foi colônia romana no ano 89 a.C., com o nome de Augusta. A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em função de sua estrutura urbana e sua arquitetura.
Como acontece com quase todas as cidades medievais, Verona é cercada por uma linda e bem preservada muralha – esta, bastante alta -, que nos impressiona logo na chegada.
Fora da muralha encontramos a Arena di Verona, quase uma réplica do Coliseu, porém é ainda mais antiga. Foi construída no início do primeiro século da era cristã, utilizando-se blocos de calcário branco e cor de rosa, com capacidade para acomodar cerca de 20 mil pessoas nas apresentações regulares que ainda hoje lá acontecem.
Arena nos shows – internet
Quase ia esquecendo. Verona é a cidade onde se passa uma das histórias de amor mais famosas do mundo – Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare. A casa de Julieta (família Capello) ficava em uma vila, no centro da cidade, fora dos muros. A casa, de tijolos aparentes e disposta em três andares, foi construída no século XIII. De sua sacada, Julieta falava com Romeu. Por conta dessa estória de amor, Verona é mundialmente conhecida como cidade dos namorados, fato que atrai milhares de turistas.
Reformada em 1935, a Casa de Julieta e seus arredores ainda inspiram suspiros apaixonados de homens e mulheres de todas as idades. Há ainda a possibilidade de se colocar um cadeado do amor com as iniciais dos amantes em umas grades, na rua em frente, ou deixar seu recado em um painel que fica próximo. Deixemos nossos rastros por aqui, trancando ou riscando.
Verona não é só Romeu e Julieta. Parte da História Universal mora ali.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta