Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 14, 2017

A PRINCESA DO VÊNETO

Verona é uma linda cidade italiana da região do Vêneto – cuja capital é Veneza -, e conta atualmente com 258 mil habitantes. Fundada pelos Celtas, Verona foi colônia romana no ano 89 a.C., com o nome de Augusta. A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em função de sua estrutura urbana e sua arquitetura.

Como acontece com quase todas as cidades medievais, Verona é cercada por uma linda e bem preservada muralha – esta, bastante alta -, que nos impressiona logo na chegada.

Fora da muralha encontramos a Arena di Verona, quase uma réplica do Coliseu, porém é ainda mais antiga. Foi construída no início do primeiro século da era cristã, utilizando-se blocos de calcário branco e cor de rosa, com capacidade para acomodar cerca de 20 mil pessoas nas apresentações regulares que ainda hoje lá acontecem.


Arena nos shows – internet

Quase ia esquecendo. Verona é a cidade onde se passa uma das histórias de amor mais famosas do mundo – Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare. A casa de Julieta (família Capello) ficava em uma vila, no centro da cidade, fora dos muros. A casa, de tijolos aparentes e disposta em três andares, foi construída no século XIII. De sua sacada, Julieta falava com Romeu. Por conta dessa estória de amor, Verona é mundialmente conhecida como cidade dos namorados, fato que atrai milhares de turistas.

Reformada em 1935, a Casa de Julieta e seus arredores ainda inspiram suspiros apaixonados de homens e mulheres de todas as idades. Há ainda a possibilidade de se colocar um cadeado do amor com as iniciais dos amantes em umas grades, na rua em frente, ou deixar seu recado em um painel que fica próximo. Deixemos nossos rastros por aqui, trancando ou riscando.

Verona não é só Romeu e Julieta. Parte da História Universal mora ali.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: