Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 21, 2017

A ESTRANHA SIMBOLOGIA DOS DEUSES

Por que o bastão de Asclépio é considerado o símbolo da Medicina? Algumas instituições confundem o bastão do deus da Medicina com o caduceu, o emblema de Hermes. O caduceu consta de um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. O bastão de Asclépio tem apenas uma serpente enroscada em todo o seu comprimento.

O caduceu é um antigo símbolo – 2600 anos a.C. – associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascenção. A serpente da direita representa a vida livremente dirigida; a da esquerda, vida fatal e a luz equilibrada. O caduceu era a ferramenta de Hermes, deus do comércio, da eloquência, dos viajantes, dos arautos e comerciantes. Nada tem a ver com a medicina.

Asclépio era filho de Apolo com a mortal Corônides, que o traiu com Ísquis. Corônides foi morta pela irmã de Apolo, a mando deste, e a criança foi retirada de seu ventre após a morte, o que se configura na primeira cesariana da história da humanidade. Asclépio foi entregue ao centauro Quíron, considerado um magnífico e experimentado cirurgião. O centauro repassou seus conhecimentos de medicina e cirurgia para Asclépio, que se tornou um médico tão excepcional que Hades, o deus do submundo – deus dos mortos – pediu a Zeus que mandasse seus ciclopes fulminar o médico com seus raios. Indignado, Apolo sequestrou os ciclopes de Zeus e só os devolveu depois de ter o filho de volta, agora como um semideus. Os mortais não podiam ser deuses.

De que modo teria surgido o bastão e a serpente como símbolo da medicina? Na antiguidade, as infestações por vermes parasitas eram muito comuns. A filária (Dracunculus medinendis)* percorre o corpo da vítima por baixo da pele. Os médicos tratavam essas infestações fazendo uma pequena incisão na pele, sobre o túnel por onde se desloca o parasita. Quando o verme emergia pela incisão, os médicos cuidadosamente enrolavam a larva em um palito para aos poucos retirá-la . Os médicos começaram a usar isto como ícone de sua profissão. Um verme enrolado em um palito.

Caduceu. Símbolo do Comércio, da Contabilidade, da Comunicação.

Bastão de Asclépio. O verdadeiro símbolo da Medicina

As primeiras logomarcas da História?

Evaldo Alves de Oliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

(*) Em nosso meio, temos a Larva Migrans Cutânea, conhecida como bicho geográfico, causada por estágios larvais das espécies de Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: