Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 28, 2017

DE OLHO EM PERNAS LINDAS

Quando trabalhava no Conasems – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde -, participava com frequência de reuniões do Conselho Nacional de Saúde, que funcionava no anexo do prédio do Ministério da Saude.

O Conselho Nacional de Saúde agrupa pessoas das mais variadas representações do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de analisar, discutir e sugerir alterações de propostas governamentais que visem à melhoria da assistência à saúde em todo o Brasil. Era assim que eu entendia. Entre os grupos que ali defendem seus interesses, há alguns que representam entidades constituídas por portadores de patologias e deficiências.

As reuniões eram frequentes, e a assembleia acontecia em torno de uma imensa mesa de forma elipsoide, com um espaço vazio no meio, de tal modo que as pessoas, mesmo um pouco distantes umas das outras, ficavam em um cara a cara quase sem querer querendo.

Certo dia, após uma reunião que durou toda a manhã e boa parte da tarde, uma senhora de cerca de cinquenta anos reclamava com grande ênfase, em uma pequena reunião que se seguira ao encerramento da sessão:

– Não tem cabimento o que aquele senhor que estava sentado à minha frente fez durante toda a reunião. Não tirou os olhos das minhas pernas um só minuto, disfarçando com seus óculos escuros. Eu sei que minhas pernas são bonitas, mas exijo respeito!

Alguém se aproximou e falou baixinho:

– Aquele senhor é cego. Ele representa uma associação de deficientes visuais, e aquela senhora ao seu lado é sua esposa, que escreve tudo que é discutido.

Silêncio no grupo. A mulher pegou o bilhete de passagem e foi para o aeroporto, sem nada falar.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Oi, Evaldo
    Fica a lição: “Melhor calar a fazer julgamento precipitado”.
    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: