Larbos, médico especialista em uma delicada área da eletrofisiologia do coração, foi para Portugal curtir suas férias que, ao final, mostraram-se maravilhosas. Por oportuno, informo que o cidadão é baiano da região de Ilhéus.
Em Coimbra, o médico baiano reservou um dia inteiro para visitar, junto com a família, a Universidade. Embora conhecedor de boa parte das grandes cidades do mundo, extasiou-se com o que viu, da estrutura universitária à alegria austera de seus alunos. Como ponto alto desta visita, Larbos conheceu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, cuja construção concluiu-se em 1728, sob o patrocínio de D. João V, adotando a designação de Biblioteca Joanina, construída para exaltar o monarca e a riqueza do império, em especial daquela oriunda do Brasil. É a maior e a mais rica biblioteca universitária de todo o mundo lusófono.
Foto internet
À noite, seguindo uma programação feita no Brasil, Larbos dirigiu-se para jantar em um restaurante de renome, onde degustaria um prato de bacalhau premiado, sempre citado em rodas de discussões gastronômicas, um dos hobbies do médico baiano.
Logo, um garçom, aqui conhecido como empregado de mesa, entre idas e vindas, dirigiu-se à mesa para mais uma rodada de antepastos e bebidas. Foi nessa hora que o imbróglio teve início. Por favor, traga-me o azeite de oliva – falou o médico.
– Senhor – retrucou o empregado de mesa -, todo azeite é de oliva. A planta dá a azeitona e da azeitona é extraído o azeite. Azeite > azeitona.
– Não é bem assim – falou o médico. Na Bahia nós temos o azeite de dendê.
– Nada que vier de outra planta, que não a oliveira, produz azeite, e sim óleo.
Foi difícil segurar o médico baiano, que solicitou fosse trocado aquele atendente por alguém mais cortês.
Azeite português. Óleo de dendê. Cada um com seus benefícios à saúde.
–
EvaldOOliveira
Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
–
Wikipédia: Azeite é um produto alimentar produzido a partir da azeitona, o fruto da oliveira.
Deixe uma Resposta