Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 24, 2017

LÍCIO, UM FILÓSOFO

Lício trabalha como faz tudo na casa de um amigo aqui em Brasília, e vez por outra emite sinais de sua luminosidade filosófica. O rapaz corta a grama, faz reparos na pintura das paredes, troca luminárias, limpa a piscina, mantém aguadas as plantas.

– Lício, vá ali na banca de revistas comprar este jornal, por favor. É este jornal.

E o dono da casa mostrava em sua mão a edição do domingo anterior.

Quinze minutos depois, sentado no quintal, o dono da casa percebeu que Lício trazia nas mãos um jornal volumoso, bem diferente dos finais de semana anteriores. Lício, diligente e proativo, falou:

– Eu ia comprar um jornal, mas quando vi um aviso pregado no mostruário informando que esse jornal aumentaria de preço a partir de segunda-feira, aproveitei e comprei logo três, para economizar. Fiz bem?

Em outro momento, o filho do dono da casa, estudante universitário, dirigiu-se à biblioteca para terminar um trabalho e queria colocar um pensamento de um filósofo alemão do qual nem o nome lembrava.

Ligou para Lício e pediu que ele fosse ao seu quarto. Em cima da bancada estava um pedaço de papel bem pequeno onde havia escrito um pensamento, uma frase.

Lício retrucou com seu jeito todo especial de ser:

– Jairo, eu rasguei o papel e já pus no lixo, lá fora. Mas eu lembro mais ou menos o que estava escrito: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”.

O universitário pensou um pouco, riu da esperteza do empregado e conseguiu formatar a frase por inteiro: QUEM EXAGERA O ARGUMENTO PREJUDICA A CAUSA, do filósofo alemão Friedrich Hegel¹.

E continuou esboçando ar de riso, enquanto agilizava o seu trabalho da faculdade.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

(¹) Friedrich Hegel (1770-1831), filósofo alemão, foi um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto. Foi precursor da filosofia continental e do marxismo.

 


Responses

  1. Evaldo, lendo as duas últimas excelentes crônicas, algo chamou minha atenção, no que diz respeito aos “protagonistas dos causos” . É que eles apresentaram autenticidade nos seus posicionamentos e GOSTEI, pois não é tão comum nos dias atuais.
    Grande abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: