Publicado por: Evaldo Oliveira | Fevereiro 16, 2018

UMA IGREJA SEM ENTRADA

Sempre gostei de visitar igrejas. Já conheci igreja protestante com imagens de santos em seu interior. Estranho? É que essa igreja foi confiscada pela religião protestante ao se expulsarem os padres. Isso é comum, tanto do lado do catolicismo quanto das igrejas protestantes, devido ao sem número de guerras europeias.

Também já vi um hotel recepcionando seus hóspedes onde até pouco tempo funcionava uma igreja católica, como esta na Polônia.

Hotel igreja

Em Praga, a bela capital da República Checa, caminhando por sua praça principal, à noite, vislumbrei duas belíssimas torres que pareciam flutuar, em sua tentativa de aparecer por trás de alguns prédios. Procurei um modo de entrar naquela igreja que se destacava na parte de trás de um imenso quadrilátero que formava praça. Impossível entrar. Não havia uma porta ou caminho pudessem me indicar o acesso ao edifício da igreja. Amanhã eu retorno, pensei.

Igreja noite

Na manhã do dia seguinte, novamente na praça, tentei descobrir o caminho que não encontrara na noite anterior. Perguntei nas lojas do quarteirão e encontrei a resposta. A entrada ficava quase despercebida entre alguns prédios comerciais, à direita da foto. A teimosia valeu a pena. A igreja é belíssima também por dentro.

Igreja dia

A história da praça da Cidade Velha remonta ao século XIV, quando era apenas um espaço comercial dominado, durante a Idade Média, por uma burguesia próspera e poderosa. Ali foi construída a prefeitura da Cidade Velha, e lguns anos depois seria construída a igreja Nossa Senhora de Tyn, que ficou conhecida como a catedral dos comerciantes, e tinha como objetivo competir com a catedral de Praga.

Igreja de Nossa Senhora de Tyn. Até hoje sua entrada nos confunde em meio a um emaranhado de prédios comerciais.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 

 

 

 

 


Responses

  1. Por falar em Igrejas, veja o que aconteceu nessa Igreja de uma cidadezinha próxima a Areia Branca: https://www.recantodasletras.com.br/causos/2891589


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: