Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 2, 2018

KAFKA PASSOU POR AQUI

Em Praga, um passeio pela Cidade Velha já serve de um bom caminho e estímulo para se conhecer a capital da República Tcheca. Quando se fala em Praga, logo lembramos de um homem esbelto, magro, de ar circunspecto, que escreveu, dentre outros, o livro A Metamorfose, em 1912. Se você ainda não leu, vale a pena pensar nisso.

No livro, o personagem que se destaca é um jovem, Gregor Samsa, que certo dia se descobre transformado em uma grande barata, enquanto dormia, e isso altera a vida de cada uma das pessoas de sua casa. Um inseto insignificante, repugnante, que pode, sem dúvida, simbolizar a visão da sociedade sobre ele.

Continuando a caminhada, ao entrar na rua Franze Kafky Námesti, sem pressa, nossa atenção será desviada para a casa nº 5, que fica ao lado da Igreja de Saint Nicholas. Ao olharmos em volta, logo descobriremos que, de fato estamos em frente à casa em que nasceu o grande escritor tcheco Franz Kafka. E é naquela casa simples que funciona o Museu de Kafka. Ali, uma surpresa poderá até nos fazer rir, por um detalhe.

IMG_1954

Kafka nasceu em Praga em 3 de julho de 1883, e morreu de tuberculose no dia 3 de junho de 1924, um mês antes de completar 41 anos. Embora considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX, Kafka nunca foi profeta em sua terra. É que suas primeiras traduções foram realizadas por intelectuais de tendência anarquista, criando a ideia de que Kafka era um autor revolucionário.

Com a mudança do regime pós-guerra e instauração da ditadura comunista, a produção de Kafka esteve proibida, por ele ser considerado um autor reacionário. Até mesmo pessoas que se dedicavam a estudar Kafka foram perseguidas pela polícia política. Em 1990, com a queda do regime socialista, foi criada a Sociedade Franz Kafka de Praga.

Agora, o motivo do eventual riso: próximo à entrada da casa/museu, duas estátuas masculinas fazem xixi, displicentemente, sobre o mapa da República Tcheca. As duas estátuas, verdade, nada têm a ver com Kafka ou seus escritos. É obra de um artista, em protesto contra a corrupção existente no país. Se a moda pega no Brasil, teríamos milhares de zumbis urinando em quase todas as esquinas das grandes cidades.

IMG_2996-1024x739

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: