A Turquia é um país de grandes dimensões, e possui atrações que, mesmo antes de conhecer, o turista já possui informações, embora muitas vezes precárias. É o caso de Pamukkale, que fica a cerca de dez a doze horas de ônibus, saindo de Istambul.
Conhecido como Castelo de Algodão, que mais parece uma geleira, é um conjunto de piscinas formadas pelo calcário branco formado pela solidificação da calcita que desce junto com as águas das fontes termais, e que depois de solidificado se transforma em mármore travertino.
Pamukkale data do período helenístico, época em que as virtudes medicinais de suas fontes termais transformaram a cidade vizinha, Hierápolis, fundada em 197 a.C., em um centro de cura. O parque foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco no ano de 1988. Esse período, dito helenístico, vai da morte de Alexandre o Grande, em 323 a.C., até 146 a.C., quando a península grega foi anexada por Roma. Hoje, Hierápolis é uma estância termal na Turquia. São Paulo refere-se a este lugar, em suas cartas. Reforço que este parque fica muito perto de Éfeso, em cujo anfiteatro São Paulo fez a leitura de algumas de suas cartas.
Pamukkale. De longe, uma geleira. Ao nos aproximarmos, um Castelo de Algodão.
Coisas da senhora Natureza.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.
Deixe uma Resposta