Publicado por: Evaldo Oliveira | Março 30, 2018

ÉFESO, TRÊS MIL ANOS DE BRILHO NA TURQUIA

Quando se fala de Éfeso, importantíssima cidade turca do século X a.C, há que se reforçar os pesos histórico e bíblico desta que já foi a segunda maior cidade do Império Romano.

Éfeso é uma cidade localizada a três quilômetros de Selçuk, atual Esmirna, na Turquia. Foi construída no século X a.C. por colonos gregos jônicos. A cidade floresceu sob o domínio de Roma em 129 a.C., sendo a segunda maior cidade do Império Romano, atrás apenas de Roma. No século I, contava com 250.000 habitantes, sendo também a segunda maior cidade do mundo.

Em Éfeso ficava o Templo de Ártemis, concluído por volta do ano 550 a.C. e eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Lá também funcionava a Biblioteca de Celso, com sua fachada monumental, representando uma fase de esplendor. Ali estão as estruturas bem conservadas do seu famoso teatro, capaz de abrigar 25.000 pessoas. Ali também foi o local onde São Paulo fez a leitura de várias de suas cartas. O Evangelho de São João pode ter sido escrito em Éfeso.

Nessa importante cidade foi escrito o livro de Efésios por São Paulo, entre os anos 60 a 63 d.C. Este livro descreve a disciplina necessária para que o cristão possa se transformar em verdadeiro filho de Deus, ao tempo em que estabelece e fortalece o crente para que ele possa cumprir os propósitos e o chamado de Deus.

E foi justamente para Éfeso que São João levou Maria após a ressurreição de Cristo. Sua casa fica no Monte Rouxinol (Bülbül Dagi), onde teria passado seus últimos dias.

Na asclépia de Pérgamo, distante 178 quilômetros de Éfeso, foi construído o primeiro hospital do mundo, com uma estrutura que ainda hoje impressiona. A asclépia de Pérgamo, junto com na asclépia de Cós, na Grécia, foram o berço da prática médica não sacerdotal.

Éfeso, berço de acontecimentos que mudaram a história do mundo.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Responses

  1. Evaldo, absorvo, com gratidão ao amigo escritor, esse conteúdo não explorado por escolas onde estudei, tampouco por viagens irrealizadas, apenas sonhadas.
    Muito interessante o assunto, propício para o momento e deleite nosso.
    Boa Páscoa a ti e aos seguidores do blogue de melhores crônicas.
    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: