Publicado por: Evaldo Oliveira | Abril 13, 2018

ESTÁTUAS VIVAS

Estátua viva corresponde à performance de um artista de rua realizada em locais públicos, imitando uma estátua com movimentos estáticos. Em ação o controle do corpo, pausas sem movimento associadas a mímicas, sempre com o objetivo de prender a atenção dos espectadores.

Pelos caminhos do mundo, conheci muitas performances de artistas de rua com suas estátuas vivas.

Assim foi em Nova York

Arquivo Escaneado 2

Assim também aconteceu em Paris

Arquivo Escaneado 1

Em muitas outras cidades conhecemos variados tipos de apresentação artística nas ruas tentando chamar nossa atenção. As estátuas vivas do momento tentam equilibrar-se em uma pequena haste, parecendo flutuar.

IMG_0682

Mas foi na Rambla, em Barcelona, que conheci uma estátua viva que me marcou de forma indelével. Caminhava por aquela bonita via de pedestres quando avistei uma estátua de D. Quixote. Não havia pessoas em volta. Aproximei-me para um exame mais detalhado. Era uma estátua de bronze altiva, exposta ao forte sol da Catalunha. Na dúvida, aguardei um pouco. Percebi o sinal, a pista que faltava. Na base da estátua havia um recipiente para colocação de dinheiro. Coloquei um euro e ali, diante de mim, iniciou-se o bailado de um cavaleiro medieval que, ao que tudo indicava, procurava por um amigo que ali não se encontrava. Seria um cavalo, ou um amigo gordinho? Lembrei-me de Rocinante.

Arquivo Escaneado 3

Dom Quixote, na Rambla, em Barcelona, a estátua viva mais perfeita que até hoje conheci. Somente depois saberia que as estátuas vivas da Rambla ganhariam um impulso a partir do ano de 1988, quando Antonio Santos Staticman permaneceu imóvel por 15 horas, vinte e dois minutos e 55 segundos, justo ali, na Rambla, em Barcelona, batendo assim o record guiness de imobilidade.

Estátuas vivas. Performance ou arte?

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 


Responses

  1. Muito bom! 👏👏👏👏


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: