Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 4, 2018

SOMOS O QUE PENSAMOS?

Esta semana recebi uma correspondência eletrônica com orientações que envolvem o comportamento humano, em especial no que diz respeito aos nossos pensamentos. Nele, uma referência direta à Física Quântica. Pensei comigo mesmo: Qual a relação da física quântica com a esperitualidade?

A física quântica é um ramo teórico da ciência relacionado ao estudo das partículas atômicas e subatômicas, elementos iguais ou menores que os átomos (elétrons, protons, moleculas, fótons etc) e, ao contrário da física clássica, é considerada como não intuitiva, sendo seus princípios aplicados também na explicação das correntes filosóficas.

Aqui, o entendimento de que a força do pensamento humano poderia exercer um grande poder sobre a realidade individual de cada pessoa, sendo ela capaz de alterar o mundo ao seu redor.

Nessa linha, alguns físicos relacionam os princípios da física quântica com as teorias sobre a consciência humana e o poder do pensamento como construtor da realidade. Desse modo, a mente humana teria uma capacidade profunda de influenciar na disposição das micropartículas atômicas ao redor das pessoas, do modo como elas se comportam e como elas constroem a realidade de cada indivíduo. Para os estudiosos que acreditam nesta ideia, as intenções das pessoas influenciariam a construção da realidade.

Isso nos leva ao encontro da ciência noética. De acordo com esse ramo da ciência, o pensamento pode ser quantificado, por ter uma massa mensurável. Dessa forma, a ideia teria uma massa, e essa massa exerceria uma força de gravidade que poderia atrair massas iguais. Desse modo, se muitas pessoas se concentrarem no mesmo pensamento, as ocorrências desse pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada aumenta.

Há poucos anos descobriu-se que meditações e preces coletivas produzem uma energia  altamente ordenada e capaz de alterar o mundo físico. Em outras palavras, descobriu-se que a intenção humana é capaz de afetar o mundo; que o pensamento direcionado pode alterar, entre outras coisas, a direção em que os peixes nadam em um aquário, assim como as reações químicas do corpo humano. Em síntese, o pensamento humano pode, sim, transformar o mundo físico, e essa capacidade pode ser incrementada por meio da prática. Fica a pergunta: se um razoável número de pessoas se reunir – mantendo o pensamento concentrado – poderia alterar o funcionamento de um equipamento eletrônico?

Física Quântica. Ciência Noética. Um encontro?

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: