Ao chegarmos ao hotel, em Montevidéu, uma questão precisava ser esclarecida: Qual seria a origem do nome da capital do Uruguai?
A explicação. Quando se navega pelo Rio da Prata de leste para oeste, isto é, do Oceano Atlântico para o continente, avista-se o sexto monte na região em que hoje se situa a capital do Uruguai. Daí o registro de Monte VI de Este a Oeste. Isto propicia que, de forma abreviada, a palavra pode ser escrita Monte VI D-E-O (Montevideo).
Outra versão aponta que o nome da capital do Uruguai deriva das palavras Monte Vidio, que significa monte visível, que se avista à distância, nome dado a um monte pelos portugueses em 1723.
Nosso hotel estava a duas quadras da praia. Uma belíssima praia. Porém havia algo de diferente: as ondas eram fracas e a água tinha uma coloração ocre. É que se trata de uma praia de rio, o Rio da Prata.
O Rio da Prata, com seus 290 km, é, de fato, o maior estuário do mundo. Na verdade, trata-se da desembocadura dos rios Paraná e Uruguai no Oceano Atlântico. Sua água tem uma cor barrenta e se encontra na fronteira de Uruguai e Argentina. Por sua localização, o Rio da Prata banha as cidades de Buenos Aires e Montevidéu.
Em Montevidéu, o Rio da Prata forma um conjunto de mais de dez praias, com uma paisagem que lembra as praias urbanas brasileiras. De frente para esse mar de água doce, a Rambla, um calçadão com 22 quilômetros, se destaca como lugar aprazível, onde os montevideanos costumam praticar esportes, caminhar com segurança ou simplesmente desfrutar da beleza que dali se descortina.
Fotos da internet
Praias de Montevidéu. Lembre que são de rio, e a água é gelada.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Evaldo, mais uma maravilha de crônica!
Primoroso esclarecimento sobre o nome Montevidéu, bem como sobre o rio da Prata formado de água doce.
Lindas paisagens!
Um abraço!
By: Sonia Ribeiro on Maio 27, 2018
at 11:40 pm