Publicado por: Evaldo Oliveira | Junho 8, 2018

UMA ÁRVORE, uma religião, um povo?

No ano de 1931 um grupo de bascos trouxe uma árvore do país basco para ser replantada na cidade de Santiago, no Chile. Ali, o roble sagrado de Viscaya, que simboliza liberdade e justiça, funde suas raízes na milenar tradição Basca. Que o  vento dos séculos espalhe suas folhas e, como mensageiras do país basco, fertilizem a terra chilena (texto escrito em uma placa de mármore). Viscaya se refere a um território histórico do País Basco, cuja capital é Bilbao.

No país basco fica a cidade de Guernica, bombardeada pela Alemanha Nazi e pela Itália fascista no ano de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, que aconteceu no período de 1936 a 1939. Nesse ataque, 126 pessoas inocentes foram mortas.  Guernica  serviu de inspiração e deu nome ao melhor e mais famoso de todos os quadros de Picasso.

A árvore foi plantada no Cerro(morro, em português) San Cristóbal, onde no alto se encontra uma grande estátua da Virgem da Imaculada Conceição. Ocerroé um dos pontos mais altos de Santiago, e desde o ano de 1931 aquela árvore oferece sua sombra benfazeja a quantos visitam aquele que é um dos melhores pontos da da capital do Chile.

IMG_2388

IMG_2402

Uma árvore. Um grito de liberdade do povo basco seis anos antes do ataque a Guernica.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. São encontrados predominantemente na região conhecida como País Basco. Wikipédia.

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: