No ano de 1931 um grupo de bascos trouxe uma árvore do país basco para ser replantada na cidade de Santiago, no Chile. Ali, o roble sagrado de Viscaya, que simboliza liberdade e justiça, funde suas raízes na milenar tradição Basca. Que o vento dos séculos espalhe suas folhas e, como mensageiras do país basco, fertilizem a terra chilena (texto escrito em uma placa de mármore). Viscaya se refere a um território histórico do País Basco, cuja capital é Bilbao.
No país basco fica a cidade de Guernica, bombardeada pela Alemanha Nazi e pela Itália fascista no ano de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, que aconteceu no período de 1936 a 1939. Nesse ataque, 126 pessoas inocentes foram mortas. Guernica serviu de inspiração e deu nome ao melhor e mais famoso de todos os quadros de Picasso.
A árvore foi plantada no Cerro(morro, em português) San Cristóbal, onde no alto se encontra uma grande estátua da Virgem da Imaculada Conceição. Ocerroé um dos pontos mais altos de Santiago, e desde o ano de 1931 aquela árvore oferece sua sombra benfazeja a quantos visitam aquele que é um dos melhores pontos da capital do Chile.
Uma árvore. Um grito de liberdade do povo basco seis anos antes do ataque a Guernica.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. São encontrados predominantemente na região conhecida como País Basco. Wikipédia.
Deixe uma Resposta