Publicado por: Evaldo Oliveira | Junho 29, 2018

UMA VELA PARA VOCÊ

Em viagem de turismo à cidade de Buenos Aires, no mês de maio, resolvi fazer algo nada convencional: conhecer um cemitério. E lá fui eu para o Cemitério da Recoleta (Cementerio de la Recoleta), no bairro do mesmo nome.

Lá, percebe-se que os arredores  do cemitério se tonaram um local de lazer muito utilizado pelos moradores da cidade, pela qualidade de seus jardins. O distrito da Recoleta é um dos mais nobres da capital da Argentina.

Em face do luxo das lápides e da ostentação dos túmulos, o Cemitério da Recoleta é, hoje, juntamente com o cemitério de Pere-Lachaise, na cidade de Paris, um dos mais visitados do mundo. O cemitério da Recoleta representa o bom momento econômico que a Argentina viveu nos anos iniciais do século XIX.

Na manhã daquele sábado ensolarado, entrei no cemitério com o objetivo único de fotografar os túmulos maiores e os mais bonitos. Porém a grandiosidade dos mausoléus e a beleza de suas lápides eram tão exageradas que eu desisti.

Então, mudei de foco. Procurei pelo menor. Com essa ideia na cabeça, caminhei por ruas bem cuidadas em busca do menor de todos os túmulos. Passei em frente ao grandioso mausoléu do todo poderoso Juan Domingo Peron. Não parei. Havia muita gente em volta.

Nessa busca, deparei-me com dois dos menores túmulos do local. Em ambos, a simplicidade que o tempo soube respeitar. Parei em frente a cada um deles e me emocionei ao perceber uma vela acesa em sua entrada. Naqueles jazigos mais simples, mais antigos, com ares de mal cuidados, uma simples vela acesa os distinguia dos demais. Não percebi velas acesas nos outros túmulos, àquela hora da manhã. Exceto no de Peron.

IMG_2238

IMG_2232

Dois túmulos antigos, com ares de mal cuidados.

Uma vela acesa simbolizando amor e respeito, em detrimento do estado de conservação e da idade dos pequenos túmulos.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: