Ao visitar Buenos Aires, além de todos os programas que você organizou para sua estada na capital da Argentina, dê uma passadinha na Avenida Santa Fé, no bairro Norte, e você se encantará com um edifício em estilo eclético, com o teto exibindo belíssimos afrescos pintados pelo artista italiano Nazareno Orlando. Ali, no ano de 1919, funcionava um teatro com capacidade para acolher 1.050 felizes espectadores.
Pelo caminho você poderá se deparar com Dom Quixote exibindo-se com sua espada ao lado de um belo touro, tendo ao fundo a imagem de Evita Peron.
No final da década de 1920 o teatro foi convertido em cinema, sendo projetados ali os primeiros filmes sonoros na Argentina. Como um passo de mágica, no lugar do cinema surgia a Livraria El Ateneo que, somente em 2007, vendeu mais de 700 mil livros. Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam aquele local.
Nesse ambiente encantador, utilizando seus camarotes ainda intactos, os leitores podem mergulhar nos livros, sob uma aura de pura e elegante retrofilia. No local que funcionava como palco, o visitante pode desfrutar dos serviços de um bonito café. Tudo isso fez com que El Ateneo fosse classificado, pelo jornal britânico The Guardian, no ano de 2008, como a segunda melhor livraria do mundo.
El Ateneo. Cultura, beleza e história juntas. Com a companhia de um cafezinho, porque ninguém é de ferro.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Bela crônica, Evaldo!
Indo a Buenos Aires, tão precisas são
as informações por ti repassadas que dispensaria até o guia turístico para esse roteiro.
By: Sonia Ribeiro on Julho 14, 2018
at 2:30 am