Viajando pelo Rio Grande do Norte, em minha romaria/peregrinação anual, ao deixarmos a cidade de Acari, onde comemos cocada na quenga, dirigimo-nos a Carnaúba dos Dantas, município com fortes arrojos turístico-religiosos.
Uma das atrações de Carnaúba dos Dantas fica a um quilômetro dos limites da cidade, por onde se chega através de uma estrada vicinal. De longe, vislumbra-se um castelo de forma arredondada, cuja construção foi inspirada no castelo em que se ambientou o filme El Cid. Neste filme é contada a história da vida do maior herói do Reino de Castela, na Espanha, o cavaleiro Don Rodrigo Diaz de Bivar, chamado El Cid.
Mesmo com uma visão à distância, somos tomados pelo sentimento de respeito e admiração, em vista do árduo trabalho exigido para sua construção. O castelo fica fora dos limites da cidade, em área de difícil acesso, e a sequidade daquela região tem o condão do desencorajamento.
O Castelo Di Bivar – este e o seu nome – foi construído por um seridoense com fama de roqueiro (José Ronilson Dantas), no sítio arqueológico Xique-Xique, que fica próximo do Monte do Galo, um dos principais pontos no roteiro do turismo religioso no Rio Grande do Norte. Naquele local os fiéis contam com uma capela, um cruzeiro, a estátua do galo e a sala dos ex-votos, além dos 12 passos de Cristo ao longo da subida.
Na aspereza do sertão nordestino, a beleza de um castelo evocando as bravuras de um herói espanhol.
El Cid revisitado.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta