Publicado por: Evaldo Oliveira | Outubro 19, 2018

A MONARQUIA NO BRASIL

Algumas vezes, no silêncio de nossos momentos de descontração, ficamos pensando em coisas vagas, tipo pode crer. Uma delas: como a monarquia surgiu no Brasil? O que era o Brasil antes da monarquia?

Pesquisandona internet, nos damos conta de que era o Brasil Colônia, que se iniciou quando o governo português enviou para o Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza, em 1530. Martim Afonso, em 1532, fundou o primeiro povoamento, a Vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São Paulo. Resumo da História: o Brasil colônia compreende o período de 1530 a 1822.

Ao aportarem as 13 caravelas lideradas por Pedro Álvaves Cabral, os portugueses imaginaram tratar-se de um grande monte, e o chamaram de Monte Pascoal. De volta à Índia, Cabral, na dúvida entre tratar-se de um continente ou de uma grande ilha, rebatizou a terra descoberta para Ilha de Vera Cruz. A partir de informações de explorações realizadas por outras expedições, os portugueses se deram conta tratar-se de um continente, e novamente o nome foi mudado para Terra de Santa Cruz. A partir do ano de 1511 nosso país passou a ser chamado pelo nome que até hoje conhecemos: Brasil.

O Brasil, colônia do Reino de Portugal, torna-se a sede do governo do Império Português em 1808, quando o príncipe regente de Portugal (futuro D. João VI) fugiu da invasão do território português pelas tropas de Napoleão e se estabeleceu com a família real e a corte na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, D. João VI retornou para Portugal, deixando seu herdeiro, o filho mais velho, D. Pedro, na condição de Príncipe Regente do Brasil. O Reino do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822, desmembrou-se do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, quando foi proclamada a Independência por D. Pedro, Príncipe Real.

Em 12 de outubro de 1822 o reino do Brasil, agora independente, torna-se Império do Brasil, com a aclamação do imperador D. Pedro I, com a outorga da Constituição brasileira de 1824. Nesse período reinou D. Pedro I, responsável pela independência e pela primeira constituição elaborada pela Assembleia. D. Pedro I não aceitou essa constituição, dissolveu o colegiado e redigiu uma carta magna para o país obedecendo a seus critérios, que vigoraria até a queda do regime monárquico.

O período monárquico brasileiro durou 67 anos, isto é, desde a independência, em 1822, até o ano de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que instituiu a República dos Estados Unidos do Brasil.

Com o desgaste de seu governo, D. Pedro I foi forçado a abdicar em 1831, deixando seu filho, de apenas cinco anos de idade (futuro D. Pedro II) e seguiu para a Europa. Tendo em vista que o futuro imperador era jovem demais, foi instituído o regime de Regência até que o imperador pudesse assumir. Em 1840 foi declarada a maioridade de D. Pedro II, sendo considerado apto a assumir o trono do Império do Brasil. D. Pedro II tornou-se um monarca popular, com os louros de haver conseguido debelar as revoltas regionais e apaziguar as disputas políticas. O reinado foi interrompido pelo golpe militar que instituiu o sistema republicano no Brasil, no dia 15 de novembro de 1889, movimento liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

Brasil. História confusa desde o descobrimento.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: