Auschwitz, mundialmente reconhecido como símbolo do terror, do genocídio e do holocausto, foi erguido em 1940, na Polônia, durante a II Guerra Mundial, pelos nazistas, nas redondezas da cidade de Oswiccim, mais tarde rebatizada como Auschwitz. Na foto abaixo, a entrada de Auschwitz, onde no alto do portal está escrito Arbeit Macht Frei– O TRABALHO LIBERTA. Era com essa falsa recepção que os prisioneiros eram acolhidos, imaginando que ali iriam trabalhar e cuidar dos seus filhos.
Em Auschwitz, corredores com arames farpados garantem facilidade no controle dos prisioneiros, como animais em cativeiro. Os primeiros a serem assassinados aqui foram os polacos, seguidos pelos prisioneiros de guerra soviéticos, ciganos e pessoas de outras nacionalidades
O pátio de fuzilamento era o local onde as questões do dia a dia eram resolvidas pelos nazistas.
A partir de 1942 Auschwitz tornou-se o mais importante local de extermínio em massa de judeus em toda a história da humanidade. A maior parte era enviada para ser exterminada nas câmaras de gás de Birkenau, separado de Auschwitz-1 pelos trilhos de uma estrada de ferro. Para Birkenau, estima-se terem sido deportados mais de um milhão e cem mil judeus. Os comboios de trens passavam pelo portão e eram recepcionadosno interior do campo.
Auschwitz/Birkenau – lembrar sempre, para nunca esquecer.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico
Deixe uma Resposta