Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 30, 2018

FÍSICA QUÂNTICA, a trilha para um novo Universo

Física, termo com origem no grego physis, que significa natureza. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação e experimentação, procurando enquadrá-los em esquemas lógicos.

Física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, ou seja, que são iguais ou menores que os átomos, como os elétrons, os prótons, as moléculas e os fótons, por exemplo (Wikipédia). Essas micropartículas não podem ser estudadas sob a ótica da física clássica, pois não são influenciadas pelas leis que a compõem, como a lei da inércia, ação e reação, a gravidade.

O físico Max Planckfoi um dos pioneiros no desenvolvimento  dos princípios básicos da Física Quântica, que contrariam grande parte das leis fundamentais da física clássica. Quântico é uma referência ao evento físico da quantização, que consiste na alteração instantânea dos elétrons que contém um nível mínimo de energia para um superior, caso sejam aquecidos.

Os princípios da física quântica também são aplicados em vários setores do conhecimento humano, revolucionando não apenas as Ciências Exatas, mas também correntes filosóficas.

A principal ligação entre a física quântica e os conceitos filosóficos e espirituais, de acordo com os defensores desta relação, está na condição de casualidade e incerteza desta teoria, que diz ser possível a existência de duas situações diferentes e simultâneas para determinado corpo subatômico.

Esse princípio foi observado na física quântica a partir da chamada “dualidade onda-partícula”, ou seja, quando uma partícula se comporta ora como partícula e ora como uma onda, afirmação totalmente anormal perante a física clássica. Partindo desta ideia, por exemplo, surgem diversas hipóteses teóricas de estudo, como a “teoria dos vários mundos”, que diz ser possível a existência de diversas realidades alternativas para cada indivíduo.

Essa relação é polêmica, pois consiste no debate entre dois núcleos distintos, sendo um formado pelos que defendem a veracidade da influência quântica no plano espiritual, e outro que nega totalmente o uso da mecânica quântica como modo de explicar a espiritualidade.

Para os que defendem a existência de uma relação entre a física quântica e o espiritual, a força do pensamento humano poderia exercer um grande poder sobre a realidade individual de cada pessoa, sendo ela, com as corretas indicações, capaz de alterar o mundo ao seu redor.

Vários físicos de renome internacional relacionam os princípios da física quântica com as teorias sobre a consciência humanae o poder do pensamento como “construtor” da realidade.

Estudos em Ciência Noética – disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida – indicam que o pensamento pode ser quantificado, por ter massa. Dessa forma, a ideia teria massa, que exerceria uma força de gravidade que poderia atrair massas iguais. Desse modo, se muitas pessoas se concentrarem no mesmo pensamento, as ocorrências desse pensamento passam a se consolidar em uma só, e a massa acumulada tende a aumentar.

Recentemente descobriu-se que meditações e preces coletivas produzem uma energia altamente ordenada e capaz de alterar o mundo físico. A intenção humana é capaz de afetar o mundo; o pensamento direcionado pode alterar, entre outras coisas, a direção em que os peixes nadam em um aquário e as reações químicas do corpo humano.

Em suma, a mente humana teria uma capacidade profunda de influenciar na disposição das micropartículas atômicas ao redor das pessoas, do modo como elas se comportam e como elas constroem a realidade de cada indivíduo. Para os estudiosos que acreditam nesta ideia, as intenções das pessoas poderiam influenciar a construção da realidade.

Física Quântica e Ciência Noética. Na trilha de um novo universo.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico do RN

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: