O mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem apenas uma página.
Frase no saguão de um hotel.
Ao viajarmos de carro pela pela Espanha, saindo de Madri com destino a Sevilha, aqui e ali nos deparávamos com um outdoor exibindo a silhueta de um belo touro. Esses painéis se repetiram tantas vezes que logo surgiu a pergunta óbvia: O que significa a imagem desse touro?
No ano de 1956 a agência publicitária Azor realizou, por encomenda do Grupo Osborne, o desenho, em grandes painéis, de um símbolo para representar uma bebida do grupo, o brandy Veterano. Os painéis mediam 4 metros de altura, com a imagem do touro e o anúncio da bebida.
Esses painéis foram então distribuídos estrategicamente pelas estradas, para cortar o horizonte e favorecer a sua visibilidade. Com a passagem do tempo, houve um apego das pessoas pela imagem do touro, o que transformou o que era apenas uma marca comercial em um símbolo cultural espanhol.
No ano de 1988, a Lei Geral de Estradas obrigou a retirada de publicidade que se localizasse em lugar visível a partir de qualquer estrada estatal. Logo os textos foram retirados dos painéis, mas os touros ficaram lá.
Em 1997 o Supremo Tribunal dita a sentença determinando a manutenção dos touros de Osborne, em face do interesse estético e cultural que lhes foi atribuído, e a partir de 1988 o Touro de Osborne deixou de ser um símbolo estritamente comercial.
Embora não sendo o touro de Osborne oficialmente um símbolo de identidade da Espanha, os nacionalistas da Catalunha boicotam e chegam a derrubar o único touro colocado na Catalunha.
Este, capturei nos caminhos de Sevilha
Atualmente existem 88 touros de Osborne distribuídos de forma aleatória pela Espanha, porém há uma concentração em torno de Cádis e Sevilha.
Uma imagem. Uma identidade. A cultura.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta