Publicado por: Evaldo Oliveira | Janeiro 25, 2019

O TOURO DE OSBORNE

O mundo é um livro, e aqueles que não viajam leem apenas uma página.

Frase no saguão de um hotel.

Ao viajarmos de carro pela pela Espanha, saindo de Madri com destino a Sevilha, aqui e ali nos deparávamos com um outdoor exibindo a silhueta de um belo touro. Esses painéis se repetiram tantas vezes que logo surgiu a pergunta óbvia: O que significa a imagem desse touro?

No ano de 1956 a agência publicitária Azor realizou, por encomenda do Grupo Osborne, o desenho, em grandes painéis, de um símbolo para representar uma bebida do grupo, o brandy Veterano. Os painéis mediam 4 metros de altura, com a imagem do touro e o anúncio da bebida.

Esses painéis foram então distribuídos estrategicamente pelas estradas, para cortar o horizonte e favorecer a sua visibilidade. Com a passagem do tempo, houve um apego das pessoas pela imagem do touro, o que transformou o que era apenas uma marca comercial em um símbolo cultural espanhol.

No ano de 1988, a Lei Geral de Estradas obrigou a retirada de publicidade que se localizasse em lugar visível a partir de qualquer estrada estatal. Logo os textos foram retirados dos painéis, mas os touros ficaram lá.

Em 1997 o Supremo Tribunal dita a sentença determinando a manutenção dos touros de Osborne, em face do interesse estético e cultural que lhes foi atribuído, e a partir de 1988 o Touro de Osborne deixou de ser um símbolo estritamente comercial.

Embora não sendo o touro de Osborne oficialmente um símbolo de identidade da Espanha, os nacionalistas da Catalunha boicotam e chegam a derrubar o único touro colocado na Catalunha.

caminhos madriEste, capturei nos caminhos de Sevilha

Atualmente existem 88 touros de Osborne distribuídos de forma aleatória pela Espanha, porém há uma concentração em torno de Cádis e Sevilha.

Uma imagem. Uma identidade. A cultura.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: