Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 24, 2019

SABE QUEM FOI AUGUSTO SEVERO?

O aeroporto mais querido de Natal chama-se Augusto Severo. Uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Norte, nascida com o nome de Campo Grande, teve seu nome alterado para Augusto Severo em 1903, porém o nome não caiu no gosto das pessoas. Somente neste ano de 2019, decorridos 106 anos, a cidade de Campo Grande retornaria ao seu nome original.

Afinal, quem foi Augusto Severo?

No dia 11 de janeiro de 1864 nascia em Macaíba, cidade vizinha a Natal, no Rio Grande do Note, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, inventor brasileiro que também foi político. Em 1880, Severo viajou para o Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.  Projetou um dirigível – o Potyguarania -, cuja construção não chegou a ser iniciada.

Sua carreira política foi curta. Foi eleito deputado ao Congresso constituinte no ano de 1892, que organizou o Estado. No final de 1892, Augusto Severo recebeu um auxílio do governo para mandar construir na Europa um aeróstato dirigível, de sua invenção. A esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu de Gusmão. Esse dirigível introduzia um conceito novo.  Era um aparelho semirrígido, em que o grupo propulsor estava integrado ao invólucro através de uma estrutura trapezoidal em treliça. O invólucro foi encomendado à Casa Lachambre, em Paris, especializada na construção de balões.

O balão, com cerca de dois mil metros quadrados, medindo sessenta metros de comprimento, chegou ao Brasil em março de 1893. Sua estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no campo de tiro de Realengo, no Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio. A falta do material para construção da estrutura fez com que o projeto fosse alterado, construindo a parte rígida em bambu.

Somente em 1894 o Bartholomeu de Gusmão realizou as primeiras ascensões, ainda como balão cativo, mostrando-se estável e equilibrado. Porém antes que o dirigível pudesse ser testado livre das amarras, uma forte tempestade destruiu o hangar e a aeronave.

Em 1902, Augusto Severo mandou construir um novo balão em Paris, com 31 metros de comprimento. Possuía dois motores, de 16 e 24 cv, instalados em uma estrutura leve, com duas hélices nas extremidades. Em uma experiência no dia 4 de maio de 1902, dez homens seguraram o balão com uma corda, enquanto as hélices estavam em funcionamento. Outro teste, realizado em 7 de maio, mostrou o funcionamento adequado dos vários mecanismos.

balao_pax

Finalmente, em um dia com boas condições climáticas, na manhã do dia 12 de maio de 1902, o PAX finalmente voou pelos céus de Paris, com destino a Issi-les-Moulineaux. Logo depois da bem sucedida decolagem, um dos motores parou quando o balão estava a 400 metros de altitude, seguindo-se uma explosão que resultou na morte de Augusto Severo e do mecânico Georges Saché. Os destroços da aeronave caíram na Avenue du Maine.

No dia 23 de outubro de 1906, em Paris, Santos Dumont fazia uma exibição pública de um voo do l4-Bis.

Augusto Severo, inventor brasileiro.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: