Quando visitares Coimbra, não deixes de conhecer o fado cantado na cidade. Fui lá. Ao final, uma curiosidade: Onde estão as mulheres? Não as vi no palco durante toda a apresentação. Obviamente, lembrei-me de Amália Rodrigues, a eterna e carismática dama do fado.
Sabemos que o fado é uma música tradicional urbana de Lisboa e Coimbra, e que atualmente simboliza o estilo de música de Portugal mais conhecido no mundo, sendo considerado a canção da alma portuguesa. Somente depois fiquei sabendo que o Fado de Coimbra e o de Lisboa são diferentes, especialmente no que tange aos poemas de cada canção.
O Fado de Lisboa canta as fatalidades da vida, sendo cantado tanto por homens como por mulheres. O Fado de Coimbra fala dos encantos da cidade e da saudade que os estudantes de Portugal e do estrangeiro sentem da cidade, sendo cantado exclusivamente por homens. Daí dizer-se que o Fado de Coimbra é a música que marca o ritmo do coração da cidade dos estudantes.
Outro detalhe é que não se deve bater palmas na serenata e em outros momentos solenes, porque o fadista quando tocava à janela de sua amada, há muitos anos, recebia apenas um sinal de luz em agradecimento, para não chamar a atenção. Nada de palmas.
Até hoje a tradição se mantém. Cantado exclusivamente por homens, o Fado de Coimbra implica rigor nas vestes. Exibindo trajes acadêmicos de calça, batina e capa de cor negra, que confere solenidade ao momento, quando à noite grupos de músicos e cantores invadem, com suas canções, praças e ruas da cidade.
Sem palmas, por favor.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta