Publicado por: Evaldo Oliveira | Julho 19, 2019

MINAS DE SAL GEMA, a importância de Wieliczka

Há cerca de um mês circulou pelos jornais brasileiros a notícia bombástica da criação de um resort para tratamento da saúde na Bielorrússia. Afirmam que o estabelecimento não é um spa, mas uma clínica de tratamento – espeleoteraia – para alergias e reforço do bem estar das pessoas, além do alívio das dificuldades respiratórias.

A Bielorrússia ou Belarus, cuja capital é Minsk, é um país sem saída para o mar, localizado na Europa Oriental, que faz fronteira om a Rússia, com a Ucrânia, com a Polônia, a Letônia e a Lituânia.

Formada por duas raízes de palavras gregas – espeleio= caverna e terapia– que representa o tratamento, este método utiliza o benfazejo ambiente das cavernas como elemento de cura.Foto internetFoto internet

Visitei a mina de sal gema de Wieliczka, na área metropolitana de Cracóvia, na Polônia, próximo aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Fundada em 1290, a mina de Wieliczka é Patrimônio Mundial da Unesco.

Esse conjunto de minas remonta a treze milhões de anos, alcançando 327 metros de profundidade. São trezentos quilômetros de galerias, e ali se respira o ar mais puro do mundo, a uma temperatura constante de 14 graus Celsius.

Por conta dessa oxigenoterapia natural, que propicia uma ação benéfica sobre a mucosa respiratória e um bem-estar no respirar das pessoas, em Wieliczka foi construído um hospital de haloterapia– terapia do sal -, indicada para pessoas com doenças respiratórias.

dsc01751

Wieliczka, Patrimônio da Humanidade, um hospital de haloterapia.

Belarus, espeleoterapia – um spa para os que têm muito dinheiro.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: