Publicado por: Evaldo Oliveira | Agosto 2, 2019

ABLAÇÃO DE FOCO ARRITMOGÊNICO

Em seu consultório no Hospital de Base, o eletrofisiologista recebeu uma senhora de 78 anos que fora encaminhada para o serviço de arritmologia. Apresentava crises de taquicardia, com histórico pessoal de algumas internações.

Após detalhado exame clínico e realização do estudo eletrofisiológico, o médico cardiologista, acompanhado de um médico residente, explicou para a paciente, que viera à consulta sozinha:

– Dona Cândida, o seu caso necessita de uma ablação. Ablação de foco arritmogênico.

Em seguida, explicou pacientemente o que era uma ablação, e finalizou:

– Fique tranquila, dona Cândida, pois de cada cem pacientes que fazem a ablação apenas um poderá ter necessidade de um marcapasso depois do procedimento. Entendido?

– Entendido – respondeu a paciente.

No dia seguinte, ao chegar para o atendimento ambulatorial, o médico percebeu que havia um grande número de pessoas junto à porta do consultório, inclusive duas crianças. Ao perceber a aproximação do médico, o macho alfa já acionara seus romboides e aproximara suas escápulas, visando a um aumento da estatura, que já era avantajada; logo, um corredor polonês estava formado. O profissional foi cercado pelo grupo, e um deles assim se expressou:

– Doutor, como é que o senhor quer realizar um procedimento na minha avó em que apenas uma pessoa em cada cem escapa com vida?

Aqui, a clara percepção de um mal entendimento. E da falta de um acompanhante.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Arritmia cardíaca é uma irregularidade no ritmo cardíaco que indica um mau funcionamento do coração, manifestando-se com palpitações, dificuldades respiratórias, dores no peito, tonturas e desmaios.

Ablação é um método de tratamento de arritmias cardíacas com a cauterização dos seus focos, após a localização pelo estudo eletrofisiológico. A cauterização é feita com utilização de radiofrequência, forma de energia semelhante ao bisturi elétrico.

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: