Publicado por: Evaldo Oliveira | Agosto 25, 2019

UM ROSTO DE MULHER

Viagem a São Paulo. Uma visita. Um amigo. Na sala, do lado direito, em meio a outros quadros, um rosto de mulher. Fixei o olhar naquele rosto sereno, quase vivo, enigmático.

Esperei ficar sozinho. Uma foto. Rápido, de forma sorrateira. Um furto-, pensei. No meio da nossa conversa, mais um olhar para aquela parede branca, de forma dissimulada. O dono da casa percebeu, e se dispôs à apresentação: Esta é Silene. Adoro esta foto-, falou enquanto olhava para o quadro.

Nesse momento, chegou mais um amigo. A conversa ganhou novos rumos, ou se perdeu. Falou-se do seu trabalho como fotógrafo e das perspectivas para o futuro de seus projetos. Também se especializara em gastronomia, e planejava dedicar-se mais a esta área. Boa parte da conversa viajou por temperos, doces e os modos de preparação.

E eu de olho em Silene. Analisei de longe sua testa, sobrancelhas, seu nariz altivo de modelo, sua boca sensual, seu queixo fino. Na foto não aparecem os cabelos, que logo imaginei forma e cor. Naquela parede, apenas um rosto misterioso e provocador.

Na saída, aperto de mão e mais uma olhada. A última-, pensei. E logo veio o fato real, exposto em tom de despedida: Silene é uma cabeça de manequim que eu comprei em uma loja de perucas especiais -, falou o meu amigo com certo orgulho. Essa cabeça fez parte dos meus primeiros ensaios fotográficos, e eu a mantinha nesta sala. Mas um dia desses um amigo esbarrou forte em minha modelo e ela se partiu. Joguei fora a cabeça danificada -, encerrou com ar de tristeza.

image1Foto: Lucas Fonseca

Um rosto altivo, um belo nariz, um olhar sem ponto futuro.

Silene, uma cabeça de manequim, sem um fio de cabelo sequer, com dois velcros para prender as perucas.

A foto veio comigo, escondida em meu smartphone.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: