Publicado por: Evaldo Oliveira | Agosto 30, 2019

GOBEKLI TEPE, O PRIMEIRO TEMPLO?

Os altares sagrados de Stonehenge, erguidos pelos celtas dois mil anos a.C., com empilhamento de blocos de pedra, alguns pesando dezenas de toneladas, eram considerados os primeiros e mais importantes templos já construídos pelo ser humano, na ilha de Grã Bretanha. Esta aventura humana levou o escritor Bernard Cornwell a escrever o sucesso editorial Stonehenge, onde retrata a aventura surreal da devoção daquele povo.

Em Stonehenge as comunidades eram bastante primitivas, e suas preocupações vitais eram agradar os deuses, oferecendo sacrifícios humanos, providenciando víveres para subsistência, cuidando de seus problemas de saúde e construindo templos. Para isso, faziam seus vizinhos de escravos, e tinham o extermínio do desafeto como marca de respeito e poder. Quantos mais inimigos um guerreiro fosse capaz de matar, mais respeitado e temido.

stonehengeFoto pessoal

Na década de 1990 foi descoberto o que se considera o berço dos deuses. Pilares de calcário em forma de T foram encontrados em escavações realizadas em um pico das montanhas Taurus, na Turquia – ao norte da fronteira com a Síria. De fato, trata-se de um complexo de templos de pedra – Gobekli Tepe.  Esse conjunto de templos é o local de culto mais antigo já descoberto até hoje. Os monólitos são decorados com figuras de animais esculpidos em alto relevo, representando leões, raposas, touros, serpentes, gazelas, burros, répteis, insetos, aracnídeos e pássaros.

Gobekli Tepe 1Fotos internet

Gobekli Tepe 2

Gobekli Tepe 3Gobekli Tepe foi construído há 12 mil anos, quando os seres humanos viviam em pequenos grupos nômades que sobreviviam da caça de pequenos animais e da coleta de vegetais. Eram os caçadores-coletores. Como, então, foram capazes de cortar, moldar e transportar pedras de 15 a 20 toneladas sem dispor de animais para tração, já que ainda não havia a roda? Naquele tempo não havia escrita e não se conheciam a cerâmica e o metal.

Em Stonehenge, pedras trabalhadas, mas sem inscrições, dispostas em círculo.

Em Gobekli Tepe, pedras trabalhadas, em forma de T, com figuras em alto relevo, oito mil anos antes de os celtas construírem Stonehenge.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: