O Valle de Los Caídos ou Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos é um memorial de dimensões gigantescas, construído a quarenta quilômetros de Madri. Esse monumento, que consta de uma basílica e uma abadia, foi erguido em memória dos nacionalistas mortos na Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Esse conjunto arquitetônico (abadia e basílica) foi construído entre os anos de 1940-1958 pelo ditador Francisco Franco, cujo corpo encontra-se enterrado no Valle juntamente com outros 33.872 mortos combatentes da Guerra Civil, de ambos os lados. Sobre a colina que se ergue sobre a basílica, encontra-se uma cruz de granito medindo cento e cinquenta e dois metros de altura por quarenta e seis metros de envergadura. A ditadura franquista terminou em 1975, com a morte do ditador.
Nesta data (24.10.2019), quarenta e quatro anos depois de sua morte, os restos mortais do ditador que dirigiu a Espanha com mão de ferro foram transferidos para um discreto cemitério na cidade de Madri.
Nos portões do cemitério onde os restos do Francisco Franco seriam enterrados, após serem exumados do mausoléu do Vale dos Caídos, alguns simpatizantes do ditador espanhol faziam a saudação fascista.
Com esta decisão, põe-se fim a uma ofensa moral, como é o enaltecimento da figura de um ditador em espaço público-, afirmou o presidente do governo, em discurso.
No Brasil, nomes de políticos, alguns ainda vivos, enfeiam escolas públicas, ruas, avenidas, museus, bibliotecas. E até aeroportos.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta