Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 1, 2019

NA TERRA DE KARL MAX

Tréveris é a mais antiga cidade da Alemanha, e possui o mais deslumbrante portal que já visitei. Supõe-se que foi fundada pelo imperador Augusto no século I a.C. com o nome de Augusta dos Tréveros. A pequena cidade de Tréveris sediou o governo do Império Romano nos séculos III e IV.

Tréveris está localizada na região do rio Mosela, e faz fronteira com Luxemburgo e o norte da França. A cidade enviou imigrantes para o Brasil nos anos 1828/29, para a colônia de Rio Negro, hoje divisa do Paraná com Santa Catarina. Já enviara, antes disso, imigrantes para o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

O portal da cidade, que recebeu o nome de Porta Nigra na Idade Média, devido a suas pedras escurecidas pelo tempo (data do século III), é a estrutura de defesa mais antiga da Alemanha, e ainda impressiona. Tem 36 metros de comprimento, 21,5 de largura e 30 metros de altura. Chega-se ao pátio interno através de duas passagens; lá, duas fileiras de galerias de defesa com grandes janelas. Conta com duas torres na lateral do portão – uma de quatro andares e outra com três, esta a leste. Não foi usada argamassa entre os blocos de pedra.

Tréveris possui dois filhos ilustres: Santo Ambrósio e Karl Max. Também possui duas ruínas romanas: as termas imperiais, construídas durante o reinado de Constantino, no início do século IV, e as ruínas do anfiteatro romano, do século I d.C., que foi cenário de lutas de gladiadores e competições animais.

PORTA NIGRA 2

Ambrósio (340/397) é um dos quatro doutores originais da Igreja, sendo notável por sua influência sobre o pensamento de Santo Agostinho.

Karl Max (1818/1883) foi filósofo, sociólogo, historiador e economista. Publicou vários livros, sendo O Manifesto Comunista O Capital os mais importantes.

Ao atravessarmos a Porta Nigra, logo à frente nos deparamos com a casa onde nasceu Karl Max, hoje transformada em museu.

CASA DE KARL MAX

Tréveris, a Alemanha pertinho da França.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: