O Olho de Hórus é um dos mais antigos símbolos do Egito Antigo, significando poder e proteção. Também conhecido como udyat, era usado como um amuleto representando força, vigor, segurança e saúde.
Para a maçonaria, o Olho de Hórus significa que eles estão sendo observados por alguém, por um ser superior, o Grande Arquiteto do Universo. Para os Illuminati, teria muita influência e controlaria muitas coisas.
Para entendermos a importância do olho de Hórus para a Medicina, teremos que retornar três mil anos antes de Cristo, ao Antigo Egito. Ali, uma tragédia foi engendrada no palácio do rei Osíris e da rainha Ísis. O casal tinha um filho de nome Hórus, o deus da cabeça de falcão. O rei tinha um irmão ambicioso chamado Seth. Em silêncio, o irmão do rei engendrava um plano para tomar o poder. Em um dia propício, Seth partiu em direção a Osíris com a intenção de matá-lo, e os irmãos entraram em luta corporal. Vendo o pai ser massacrado por Seth, Hórus saiu em seu socorro, e teve seu olho esquerdo ferido pelo tio. Ísis, desesperada, clamou pela intervenção de Thor, o deus da cura e da sabedoria, que na mesma hora restaurou o olho ferido. Consta que, Anos depois, com sua visão restaurada, Hórus derrotou Seth, vingando seu pai, recuperando o trono e promovendo a reunificação do Egito.
Como forma de valorização do amor filial e da bravura de Hórus, foi criado esse amuleto que representa um olho esquerdo com uma cicatriz. A partir de então, os egípcios imploravam ao deus Hórus que curasse os seus males.
A marca do R/ com o pé cortado era usada pelos médicos egípcios significando saúde e felicidade, sendo imitados pelos médicos gregos, chegando a ser considerado o símbolo de Apolo, pai de Asclépio, o deus da Medicina.
Em suas receitas, até hoje os médicos utilizam esse R/ com o pé cortado em respeito a Hórus, Apolo e Asclépio.
No ano de 1922 foi descoberta a tumba de Tuthankamon, próximo da entrada da tumba de Ramsés VI, e se descobriu que o jovem rei usava inúmeros objetos de adorno e decoração com a figura do Olho de Hórus.
Olho de Hórus. Poder, saúde, proteção.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta