Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 22, 2019

OLHO DE HÓRUS, PODER E SAÚDE

O Olho de Hórus é um dos mais antigos símbolos do Egito Antigo, significando poder e proteção. Também conhecido como udyat, era usado como um amuleto representando força, vigor, segurança e saúde.

Para a maçonaria, o Olho de Hórus significa que eles estão sendo observados por alguém, por um ser superior, o Grande Arquiteto do Universo. Para os Illuminati, teria muita influência e controlaria muitas coisas.

Para entendermos a importância do olho de Hórus para a Medicina, teremos que retornar três mil anos antes de Cristo, ao Antigo Egito. Ali, uma tragédia foi engendrada no palácio do rei Osíris e da rainha Ísis. O casal tinha um filho de nome Hórus, o deus da cabeça de falcão. O rei tinha um irmão ambicioso chamado Seth. Em silêncio, o irmão do rei engendrava um plano para tomar o poder. Em um dia propício, Seth partiu em direção a Osíris com a intenção de matá-lo, e os irmãos entraram em luta corporal. Vendo o pai ser massacrado por Seth, Hórus saiu em seu socorro, e teve seu olho esquerdo ferido pelo tio. Ísis, desesperada, clamou pela intervenção de Thor, o deus da cura e da sabedoria, que na mesma hora restaurou o olho ferido. Consta que, Anos depois, com sua visão restaurada, Hórus derrotou Seth, vingando seu pai, recuperando o trono e promovendo a reunificação do Egito.

Como forma de valorização do amor filial e da bravura de Hórus, foi criado esse amuleto que representa um olho esquerdo com uma cicatriz. A partir de então, os egípcios imploravam ao deus Hórus que curasse os seus males.

A marca do R/ com o pé cortado era usada pelos médicos egípcios significando saúde e felicidade, sendo imitados pelos médicos gregos, chegando a ser considerado o símbolo de Apolo, pai de Asclépio, o deus da Medicina.

Em suas receitas, até hoje os médicos utilizam esse R/ com o pé cortado em respeito a Hórus, Apolo e Asclépio.

No ano de 1922 foi descoberta a tumba de Tuthankamon, próximo da entrada da tumba de Ramsés VI, e se descobriu que o jovem rei usava inúmeros objetos de adorno e decoração com a figura do Olho de Hórus.

Olho de Hórus 1

Olho de Hórus 2

Olho de Hórus 3

Olho de Hórus. Poder, saúde, proteção.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: