Publicado por: Evaldo Oliveira | Novembro 29, 2019

DESCANSO DA ALMA, UMA DIFICULDADE

O homem primitivo vivia atormentado por forças que o tornavam escravo de si próprio. Temia as intempéries, os maus espíritos. O teísmo (theos = deus, em grego) é a visão de que a ordem universal se baseia em uma relação hierárquica entre humanos e um pequeno número de entidades etéreas chamadas deuses.

Na mitologia grega o Universo foi dividido entre três deuses, com jurisdição que abrangia um domínio particular. A Zeus coube o domínio dos céus, com o direito de governar os deuses. Poseidon tornou-se o deus dos mares, e a Hades coube reinar sobre o Mundo Subterrâneo. As mulheres assumiram as funções de deusa dos rios, deusa do alvorecer, deusa da terra, deusa da lua, deusa da colheita e da fertilidade. Outras seriam ninfas e sereias.

Logo após a morte, as almas eram levadas para o Mundo Subterrâneo. Cabia a Hermes apanhar a alma para guiá-la até o mundo dos mortos. Acontece que, para se chegar a esse lugar, era necessário atravessar o rio Estige. Ali, o barqueiro dos mortos, Caronte, exigia uma moeda como pagamento. Caronte apenas conduzia o barco, e era a alma que teria todo o trabalho de remar. Caso a alma não tivesse o dinheiro para pagar o serviço, era obrigada a vagar depois da linha do oceano por cem anos para adquirir o direito de entrar no barco novamente.

Chegando ao barco, a alma era recebida por Caronte, e tinha que passar pelo cão de Hades, Cérbero, antes de entrar pelos portões do Mundo Subterrâneo. O cão tinha três cabeças, e adorava comer carne fresca. Mas Cérbero só atacava aqueles que queriam escapar, ou mortos-vivos que queriam entrar. Esse ritual fez com que se tornasse um hábito entre os antigos colocar uma moeda embaixo da língua dos entes queridos que morriam, para que fosse feito o pagamento dos serviços de Caronte para cruzar  o reino dos mortos.

O medo do inferno. A dificuldade para se salvar. Caronte e Cérbero, no mundo de Hades.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: