Publicado por: Evaldo Oliveira | Dezembro 6, 2019

BRAGA, PORTUGAL; o escadório dos sentidos

Braga é uma cidade localizada  ao norte de Portugal, no centro do Minho. Aqui, o Santuário do Bom Jesus de Braga é dedicado ao Senhor Bom Jesus, e faz parte de um conjunto arquitetônico em que se destacam uma igreja, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), um escadório e um funicular.  Esse conjunto, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, conduz a uma escadaria que, no total, desde o pórtico, conta com 573 degraus.Escadario

A primeira ermida desse conjunto data do século XIV, quando foi erguida uma cruz no alto do monte. Em 1494 foi construída uma segunda ermida. No ano de 1722 teve inicio um projeto que terminaria no atual Santuário. O Santuário do Bom Jesus de Braga é patrimônio Mundial da Humanidade. Sua disposição, em forma de escadório, serviu de inspiração  para a construção do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, na cidade de Congonhas/MG.

Os escadórios vencem um desnível de 116 metros, sendo o Escadório dos Cinco Sentidos sua principal atração. São cinco lances de escadas, com fontes alegóricas aos cinco sentidos, na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.

Fonte da Visão– Caracteriza-se por uma figura de onde sai água pelos olhos. Do lado direito, uma estátua de Moisés.

Visão

Fonte da Audição– Aqui, uma figura lança água pelos ouvidos, com uma estátua  a tocar cítara. Ao lado, a inscrição Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor.

Audição.jpg

Fonte do Olfato– Neste ponto, uma figura lança água pelo nariz. Junto uma estátua de um varão encabeçada pela inscrição: Dai flores como lírio e rescendeu suave cheiro.

Olfato

Fonte do Paladar– Lançando água pela boca, uma figura junto a uma estátua de José do Egito ao lado de uma inscrição – Prove o pão, e não abandones como o pastor no meio dos lobos.

Fonte do Tato– Uma figura segura uma bilhacom as duas mãos, de onde lança água, junto à estátua de Salomão e a inscrição As minhas entranhas estremecem ao teu toque.

Tato

Escadório,Visão, Audição, Olfato, Paladar, Tato. Fontes de vida e reflexão.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Responses

  1. Louca pra comprar e me embreagar de licor de merda


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: