Braga é uma cidade localizada ao norte de Portugal, no centro do Minho. Aqui, o Santuário do Bom Jesus de Braga é dedicado ao Senhor Bom Jesus, e faz parte de um conjunto arquitetônico em que se destacam uma igreja, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), um escadório e um funicular. Esse conjunto, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, conduz a uma escadaria que, no total, desde o pórtico, conta com 573 degraus.
A primeira ermida desse conjunto data do século XIV, quando foi erguida uma cruz no alto do monte. Em 1494 foi construída uma segunda ermida. No ano de 1722 teve inicio um projeto que terminaria no atual Santuário. O Santuário do Bom Jesus de Braga é patrimônio Mundial da Humanidade. Sua disposição, em forma de escadório, serviu de inspiração para a construção do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, na cidade de Congonhas/MG.
Os escadórios vencem um desnível de 116 metros, sendo o Escadório dos Cinco Sentidos sua principal atração. São cinco lances de escadas, com fontes alegóricas aos cinco sentidos, na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.
Fonte da Visão– Caracteriza-se por uma figura de onde sai água pelos olhos. Do lado direito, uma estátua de Moisés.
Fonte da Audição– Aqui, uma figura lança água pelos ouvidos, com uma estátua a tocar cítara. Ao lado, a inscrição Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor.
Fonte do Olfato– Neste ponto, uma figura lança água pelo nariz. Junto uma estátua de um varão encabeçada pela inscrição: Dai flores como lírio e rescendeu suave cheiro.
Fonte do Paladar– Lançando água pela boca, uma figura junto a uma estátua de José do Egito ao lado de uma inscrição – Prove o pão, e não abandones como o pastor no meio dos lobos.
Fonte do Tato– Uma figura segura uma bilhacom as duas mãos, de onde lança água, junto à estátua de Salomão e a inscrição As minhas entranhas estremecem ao teu toque.
Escadório,Visão, Audição, Olfato, Paladar, Tato. Fontes de vida e reflexão.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Louca pra comprar e me embreagar de licor de merda
By: PAULA CRISTINA MOREIRA COURAS DA SILVA on Janeiro 10, 2020
at 10:01 pm