Era um jovem bem apessoado, pelos idos do início da década de 1980, quando o conheci. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, Maurício Azeredo era professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Eu, médico homeopata e pediatra, atendi suas filhinhas e daí nossa amizade só se fortaleceu.
O designer de móveis é professor adjunto do Curso de Design do Departamento de Artes e Arquitetura da PUC de Goiás. Foi premiado várias vezes pelo Museu da Casa Brasileira e pela Bienal Brasileira de Design – Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Expôs sua obra em diversos museus e galerias do Brasil e do exterior, incluindo Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Singapura.
Várias vezes estivemos na casa de Maurício e em seu ateliê, na cidade goiana de Pirenópolis, acompanhados de amigos, para uma conversa com o artista, que em uma dessas visitas se esmerou no preparo de uma paella com os mais variados frutos do mar. Esta foto parece ser de 1985.
Visitei algumas casas de amigos em Brasília, e escolhi estas fotos para prestar uma homenagem a Maurício Azeredo.
A mesa em noite de taças. As estolas são da arquiteta e designer de tecidos Cláudia Azeredo. Perceba que na imagem aparecem algumas travas que, quando retiradas, propiciam a desmontagem da mesa, já que não tem cola nem parafuso. São encaixes.
Mesa de centro, tendo ao fundo um banco Ressaquinha
Portas de apartamentos
Maurício Azeredo. Para a arte em móveis, este nome basta.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta