Óbidos é um cartão postal, digo, uma vila portuguesa do distrito de Leiria, na província de Estremadura, com 2.200 habitantes na marte murada. A cidade tem costa no oceano Atlântico. O Castelo de Óbidos foi declarado o segundo entre os sete monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.Muralha
A imponente entrada da cidade é feita através de um grandioso portal, que faz parte das muralhas que a cercam.
O Aqueduto da Usseira, também conhecido como Aqueduto de Óbidos, estende-se ao longo de seis quilômetros, sendo três subterrâneos, e vai da nascente da Usseira até o chafariz da Praça de Santa Maria de Óbidos. Foi mandado construir pala rainha D. Catarina, mulher de D. João III, no ano de 1573. As arcadas, com seus arcos de volta perfeita, são reforçadas a espaços regulares por pegões.
Suas ruas estreitas, calçadas por pedras, Óbidos nos transporta ao Renascimento em Portugal. É fechar os olhos e sonhar. Em alguns pontos da cidade, objetos do passado evocam antigas lembranças.
Sem querer, terminei lembrando de outro cartão postal chamado Chamonix, uma cidade aos pés do Mont Blanc, na França, com seus dez mil habitantes.
Em Portugal, Óbidos. Pequenina, austera, com ares tropicais.
Chamonix, na França. Aqui, exibindo-se com o Mont Blanc ao fundo.
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta