O Polo Norte, chamado de Ártico, é um mar congelado; não existe terra por baixo, só água, e se localiza no meio do Oceano Ártico, sendo portanto relativamente plano. Trata-se, pois, de um mar coberto por uma camada de gelo. O Polo Sul é a Antártica, continente coberto por uma imensa camada de gelo, o que o torna mais gelado que o Polo Norte.
No Polo Norte a camada de gelo é relativamente fina, com apenas alguns metros de espessura. Sua área abrange o extremo norte dos continentes americano, europeu e asiático, e tem uma população de quatro milhões de pessoas, morando em pequenas aldeias ou em cidades. O Polo Norte sempre foi habitado por tribos bárbaras.
Polo Sul. O continente Antártico é o único lugar na Terra que não pertence a um país específico. Não há vestígio de povos indígenas que tenham habitado aquela região, que é governada pelo Tratado da Antártica. Aqui, a camada de gelo pode ter até dois quilômetros de espessura. A parte mais ao norte do continente antártico fica a mil quilômetros da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina.
Em algum momento podemos nos perguntar por que os ursos polares não se alimentam dos pinguins. É que os pinguins vivem apenas no hemisfério sul, na região Antártica. O urso polar habita o hemisfério norte e se alimenta de focas, peixes, ovos, para sorte dos pinguins.
Ao final, uma questão. Para que tanta polarização, se sabemos que os polos são naturalmente muito diferentes?
–
EvaldOOliveira
Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Deixe uma Resposta