Publicado por: Evaldo Oliveira | Maio 8, 2020

ASSIS, SÃO FRANCISCO NASCEU AQUI

Assis é uma pequena cidade da Itália, localizada no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia, com 24 mil habitantes, que não chamaria muito a nossa atenção se ali não houvesse nascido Giovanni di Pietro di Bernardone (1182 – 1226), conhecido como São Francisco de Assis. No ano de 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: Vá, Francisco, e restaure minha casa.

Francisco teve uma juventude irrequieta e mundana. Depois, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a Ordem dos Franciscanos, que renovaria o catolicismo do seu tempo.

Em Assis, Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208. A Basílica de São Francisco de Assis começou a ser construída em 1228, dois anos depois de sua morte, sendo concluída em 1253. A Basílica de São Francisco foi classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Nesse conjunto há afrescos de Giotto e Cimabue , seu mestre, que retratam cenas da vida do santo.

Em 1214 Francisco viajou para a Espanha, chegando ao Marrocos, para pregar entre os mouros. Dali partiu para a Palestina, peregrinando pelos lugares santos, onde recebeu  a notícia de que sua comunidade em Assis estava em crise.

Em 1220 Francisco voltou à Itália, e viu que seus ideais em Assis haviam sido abandonados, reinando grande confusão entre os irmãos. Em 1224, doente e decepcionado, Francisco é obrigado a moderar suas atividades, ocasião em que renuncia à direção efetiva da irmandade que criara, e em companhia de seus discípulos parte em direção à floresta, para viver em contato com a natureza.

Conta-se que na floresta os peixes saltavam da água, com sua presença, e os pássaros pousavam em seus ombros.

Francisco de Assis morreria no dia 3 de outubro de 1226, assistido por seus discípulos. Dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo  papa Gregório IX, e seus restos mortais encontram-se na igreja de São Francisco de Assis, em Assis, Itália.

Igreja S.F.

Em setembro de 1997, Assis foi atingida por dois violentos tremores, danificando seriamente a basílica e ocasionando quatro mortes, determinando o fechamento da basílica por dois anos.

São Francisco. Itália. História e fé.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: